Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Política energética de Brasil e Cuba é tema de nova obra

Política energética de Brasil e Cuba é tema de nova obra

EDUTFPR

Obra apresenta indicadores energéticos para o desenvolvimento sustentável e um modelo de matriz de decisão de multicritério voltada para apoiar na escolha entre projetos hidrelétricos
publicado: 28/08/2023 12h49 última modificação: 28/08/2023 12h49
Montagem: Decom

A Editora da UTFPR (EDUTFPR) lança uma nova publicação entre as suas obras. Trata-se do livro ‘Políticas públicas, energias renováveis e desenvolvimento sustentável’. A nova publicação faz uma análise e comparação entre as políticas energéticas adotadas em Cuba e no Brasil.

Organizado pelos autores Christian Luiz da Silva, Mayra Casas Vilardell e Alain Hernández Santoyo, o livro reúne estudos com informações sobre a política energética cubana e brasileira, os principais entraves regulatórios nos dois países e o modelo da matriz energética brasileira comparada aos de outros países similares. Além disso, a obra apresenta indicadores energéticos para o desenvolvimento sustentável e um modelo de matriz de decisão de multicritério voltada para apoiar na escolha entre projetos hidrelétricos.

“Nesta obra resumimos os trabalhos de quatro anos de projeto. Queremos levar esses resultados para a população, para os estados e tomadores de decisões”, explica Alain Santoyo.

“Esse conteúdo mostra que o produzimos e pesquisamos aqui pode ir além dos muros da Universidade e, a melhor forma de fazer isso, é com essa produção”, completa Christian Luiz da Silva.

O livro está disponível no catálogo da Editora

Sobre os autores

Christian Luiz da Silva é economista e professor titular na UTFPR com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP), em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Atualmente é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Produtividade em Pesquisa 1D e lidera os grupos de pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmica de Desenvolvimento Territorial (PD2T).

Mayra Casas Vilardell é professora titular da Universidade de Pinar del Río (UPR) e professora titular da Academia de Ciências de Cuba (ACC). Atualmente coordena projetos do eixo de Natureza, Clima e Energia no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Alain Hernández Santoyo é professor titular da Universidade de Pinar del Río (UPR), pesquisador colaborador do Centro de Estudos de Meio Ambiente e Recursos Naturais (CEMARNA/UPR), e membro do Grupo de Tecnologia de Gestão Ambiental e Meio Ambiente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (TEMA/UTFPR) e do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial (PD2T)

Editora UTFPR

Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. O catálogo completo está disponível no e-commerce da EDUTFPR.