Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Prefeito de Curitiba participa do lançamento do projeto que fará inventário das obras da cidade

Patrimônio Histórico

publicado: 17/05/2018 10h30 última modificação: 17/05/2018 10h30
UTFPR recebe primeiro azulejo do projeto Arquivo

Um inventário sobre o Patrimônio Histórico Arquitetônico de Curitiba é a proposta de um projeto do grupo de pesquisa acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus Curitiba da UTFPR. O objetivo é tornar acessível a toda população as informações das obras históricas da cidade. O lançamento oficial do projeto Arquivo foi realizado na última quarta-feira (16), no auditório do Câmpus, e contou com a presença do reitor Luiz Alberto Pilatti, do prefeito Rafael Greca, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, e do diretor do Câmpus, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.

O Arquivo registra e documenta imóveis de interesse histórico de Curitiba e, através de uma página da internet, as pessoas poderão conferir informações de cada imóvel. Os locais terão também a instalação de um azulejo com o nome do imóvel e um código de acesso online para as informações histórica e arquitetônicas de cada unidade.

Segundo o reitor Pilatti, esse projeto é a cara da Universidade Tecnológica. “Ações como essa mostram o verdadeiro papel da UTFPR que é de levar a educação para trabalhar em conjunto com a indústria e o poder público”, afirma.

Para o prefeito Greca, este é um grande instrumento para a preservação do patrimônio cultural de Curitiba. Ele relembrou ainda projetos anteriores que também buscavam esse resgate que culminou com a elaboração da Lei Nº 6337, em 1982. A lei instituiu incentivo construtivo para a preservação de imóveis de valor cultural, histórico ou arquitetônico. “Eu percorri as ruas de Curitiba fazendo o levantamento de todas as casas históricas”, lembrou o prefeito.

UTFPR será unidade número 1

A primeira unidade a receber o azulejo com informações do projeto foi o próprio prédio da UTFPR. A antiga Escola de Aprendizes Artífices, que possuía sua primeira sede em edifício na Praça Carlos Gomes e, em seguida, foi transferida para o prédio atual na avenida Sete de Setembro, em 1934.

O projeto foi desenvolvido pelas professoras Giceli Portela e Iaskara Florenzano, e pelos alunos Bruno Sobota, Dyego Lima, Emanuel Aquino, Guilherme Baldini, Laís Devilla, Larissa Mendes, Thalita Masironi, Raul Grossi e Viviane Fogaço.

Para a professora Giceli Portela, um dos grandes méritos do projeto é levar a informação acadêmica ao alcance de todos. “Utilidade é a palavra mágica e esse sentimento motivou os alunos”, comentou.

Um dos alunos envolvidos no projeto, Murilo Rodrigues, complementou que o conteúdo presente na página pode ser alterado constantemente com novas informações, pesquisas, fotografias e dados sobre cada unidade.