Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Professor tem novela de ficção relançada pela EDUTFPR

Professor tem novela de ficção relançada pela EDUTFPR

Literatura

Livro “No limiar da imaginação” foi publicado pela primeira vez em 1986 e agora está disponível gratuitamente em formato e-book
publicado: 11/11/2021 17h50 última modificação: 31/10/2022 09h29
Terceira edição do livro está disponível gratuitamente em formato e-book (Foto: Freepik editada por Decom)

A Editora da UTFPR (EDUTFPR) está reeditando em 2021 obras literárias de autoria do professor Juarez Poletto. Uma delas é “No limiar da imaginação”, livro de estreia do autor com primeira edição de 1986, que desde maio está disponível gratuitamente em formato e-book. A novela de ficção traz elementos de astronomia, ficção científica - com direito a viagem espacial - e espiritualidade.

O livro conta a história da família curitibana Andrômeda, que, durante suas férias em Caiobá, é sequestrada por uma nave espacial misteriosa, chamada MENTEM e com apenas um tripulante. Nesta nave, os Andrômeda vivem aventuras espaciais, direcionadas pelos nomes de cada um: Solano, o pai, Celeste, a mãe, e os filhos Órion, Estela, Vênus e Luana. Além dos nomes, o pai e a mãe também têm empregos relacionados com os astros: Solano é astrônomo responsável pelo observatório do Colégio Estadual e Celeste é astróloga.

Poletto conta que a história de “No limiar da imaginação” foi criada porque, na época em que a escreveu, lia muito sobre espiritualidade, as ideias de Allan Kardec, umbanda, Fritjof Capra, entre outros temas e autores semelhantes. “Pensei em dizer algo sobre, então inventei a narrativa que escrevi em um mês, à beira de uma piscina, nas férias, enquanto os filhos brincavam na água”, diz o autor. Outra influência foi a passagem do Halley, um cometa visível a olho nu da Terra a cada 75 anos. Sua última aparição foi em 1986, ano de publicação do livro.

Agora a EDUTFPR disponibiliza a terceira edição da novela. A primeira teve 5 mil exemplares, esgotados em três meses, principalmente devido à adoção da obra por escolas. Ainda em 1986, foi publicada a segunda edição, com correção de pequenos defeitos apresentados na primeira. Nesta lançada em 2021, quase nada foi alterado no texto, pois só foram feitas pequenas adequações de linguagem. A parte gráfica, no entanto, é totalmente nova. “A edição está muito bem tratada, gostosa visualmente, capa bem bolada e o livro impresso ficou ainda mais lindo”, elogia Poletto, acrescentando que alguns poucos exemplares físicos foram impressos, apenas para amigos e divulgação.

Apesar de ter sido adotado por escolas na década de 1980, o livro não é necessariamente só para jovens, mas para leitores de todas as idades e para qualquer pessoa que goste de ler ficção. De acordo com o autor, desde sua primeira publicação, “No limiar da imaginação” foi lido por um público diversificado, de adolescentes motivadíssimos até espiritualistas curiosos. “Tive leitores de variados escopos”, conta.

Além de “No limiar da imaginação”, em 2021 a EDUTFPR publicou mais duas obras literárias de Juarez Poletto, sendo uma inédita e outra reedição. Em setembro, saiu a primeira edição de “Oportuno acaso” e, em novembro, a quarta edição de “O anjo fatal”, lançado em 1987. Antes, a editora já havia publicado “Jabota e jaboti”, em 2015, e “Literatura e experiência humana: tecnologia e trabalho”, em 2016. Além desses, ainda deverão ser publicados pela EDUTFPR mais sete livros do autor, três reedições e quatro novos, todos no formato e-book e com acesso gratuito.

Juarez Poletto, que é professor aposentado da UTFPR e atualmente atua como professor voluntário na instituição, já publicou no total 20 livros, sendo um infantil, 10 de poesia, seis em prosa, um em prosa e verso e dois de estudos literários. O autor é formado em Letras e tem mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Sinopse do livro

Novela de ficção. Uma unida família curitibana apreciadora de astronomia e astrologia é levada por uma estranha nave espacial (MENTEM), onde viverão aventuras relacionadas a seus próprios nomes. O sobrenome da família é Andrômeda; o pai se chama Solano, a mãe, Celeste, e os filhos, Luana, Estela, Vênus e Órion. Cada nome de filho uma história; em cada história a imaginação e a realidade entram em estranha harmonia cujos limites se perdem nas barreiras dos sonhos, da loucura, das sensações e das aventuras. São cinco episódios vividos pela família que põem à prova os valores e as crenças do grupo.

Sobre a EDUTFPR

A Editora da UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais. Os interessados em publicar na EDUTFPR devem enviar informações e originais finais pelo formulário de submissão de publicação. A chamada fica aberta em fluxo contínuo.