Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Professora da UTFPR recebe prêmio Arborito 2023
conteúdo

Notícias

Professora da UTFPR recebe prêmio Arborito 2023

Reconhecimento nacional

Docente está entre os 10 profissionais em destaque por trabalhos de arborização urbana
publicado: 29/09/2023 10h59 última modificação: 02/10/2023 09h36
Docente na premiação do evento (foto: divulgação)

Docente na premiação do evento (foto: divulgação)

Uma professora da UTFPR foi agraciada pelo Prêmio Arborito, durante os congressos Brasileiro e Iberoamericano de Arborização Urbana, no dia 19 de setembro, em Maringá.

O reconhecimento inédito foi concedido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) para a docente Flávia Brun, do Campus Dois Vizinhos, pela dedicação de 18 anos às atividades técnico-científicas na área.

O troféu foi entregue para 10 especialistas que contribuíram para a melhoria e o progresso da arborização urbana do país. “Significou uma enorme honraria e responsabilidade, pois em edições anteriores grandes nomes de técnicos e pesquisadores da Arboricultura Brasileira que já foram agraciados com o prêmio”, afirma Brun.

A docente foi coordenadora do projeto ‘Dois Vizinhos mais Verde’ e dos planos municipais de Arborização Urbana dos municípios de São Mateus do Sul e Boa Esperança do Iguaçu. Também colaborou para a construção da Política Nacional de Arborização. Hoje, atua junto à SBAU e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no grupo de elaboração de normas técnicas de Arboricultura, incluindo referentes à avaliação de risco de queda; à proteção em atividades de construção civil; e à poda no meio urbano.

Em Dois Vizinhos, Brun foi responsável pela implementação do 1º campo de teste de espécies nativas para arborização urbana do país em 2012. Atualmente o espaço tem mais de 75 espécies ameaçadas de extinção, como o Pau Marfim e a Peroba Rosa.

O esforço, como o Campo de Testes e arborização em Dois Vizinhos, ainda deve continuar por serem projetos de longa duração. A professora conta seus planos para o futuro “De 2024 até 2026, iniciarei na atividade de diretora científica da SBAU, uma vez que fui eleita durante o congresso. E continuarei no trabalho do Comitê de Normas Técnicas em Arboricultura e no auxílio à promoção de eventos”.

Confira a lista dos 10 profissionais que receberam a premiação em ordem alfabética:

- Ana Feliciano, engenheira florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Anderson Fontes, engenheiro agrônomo da Prefeitura Municipal de João Pessoa
- André Fraga, engenheiro ambiental da Prefeitura Municipal de Salvador
- Arnaldo de Menezes, gestor ambiental da Universidade Estadual da Paraíba
- Daniel Caiche, engenheiro florestal do Lab Cidade Verde Consultoria Ambiental de São Carlos
- Daniela Biondi, engenheira florestal da Universidade Federal do Paraná
- Flávia Brun, engenheira florestal e professora da UTFPR
- Francisco Zorzenom, biólogo do Instituto Biológico de São Paulo
- Keetlen Grala, bióloga da Universidade Federal do Pampa
- Maria Denise Coelho, pedagoga de Pernambuco

Mais sobre
O projeto ‘Dois Vizinhos mais verde’, realizado em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV) e a Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, também recebeu duas premiações do Serviço Social da Indústria-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sesi-ODS) em 2016. O plano municipal de São Mateus do Sul recebeu menção honrosa do Sesi-ODS em 2017.