Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Programa da UTFPR busca levar alunos da graduação ao mestrado

Programa da UTFPR busca levar alunos da graduação ao mestrado

Pós-graduação

Estudantes de graduação poderão se matricular em disciplinas de stricto sensu
publicado: 17/10/2023 11h36 última modificação: 17/10/2023 11h36
Alunos no Campus Dois Vizinhos (Foto: Decom)

A UTFPR lançou o Programa Institucional de Aceleração à Pós-Graduação Stricto Sensu (PAPos), que permite a matrícula de estudantes da graduação em disciplinas de programas de pós-graduação (PPG), para que possam iniciar atividades de desenvolvimento científico ou tecnológico no mestrado. As diretrizes para o funcionamento do PAPos foram estabelecidas pela Instrução Normativa Conjunta PROPPG/Prograd nº 16/2023.

Para participar do programa, os estudantes deverão se inscrever em edital de seleção dos PPG que ofertarem vagas desse tipo. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudia Regina Xavier, ainda não há previsão para o início da seleção de alunos, pois o PAPos foi criado recentemente, no final de setembro. “Primeiramente os colegiados dos PPG deverão avaliar se irão ou não implantar o PAPos no âmbito do programa. Caso opte por instituir, deverão definir as regras para seleção e orientação de alunos. Após esta fase, passam a divulgar os editais de seleção”, explica a pró-reitora.

Poderão participar alunos regularmente matriculados em uma graduação e com pelo menos 50% da carga horária total do curso concluída. Os créditos obtidos como participante do PAPos em disciplinas de pós-graduação poderão ser convalidados no momento do ingresso no mestrado, desde que o interessado seja aprovado em processo seletivo para aluno regular do PPG.

Segundo Claudia Xavier, a ideia da criação do PAPos surgiu da motivação em aumentar a integração dos alunos de bacharelado, licenciatura e tecnologia com os PPG. “O objetivo da PROPPG com o programa é incentivar que alunos dos cursos de graduação tenham um maior contato com as atividades dos programas de pós-graduação, desenvolvendo atividades de pesquisa de desenvolvimento científico e/ou tecnológico e possibilitando a progressão para um curso de mestrado ou doutorado”, esclarece.

Além de realizar disciplinas nos PPG da UTFPR, o participantes do PAPos terá a oportunidade de se conectar com a área de pesquisa de interesse e ter contato com novas temáticas por meio de diferentes iniciativas, o que possibilita uma formação mais aprofundada. “Assim, ainda durante a graduação, o aluno poderá adquirir conhecimentos que facilitem a continuação de seus estudos, o que pode resultar na obtenção do título de mestre ou doutor em um período menor”, aponta a pró-reitora, acrescentando que as atividades dos alunos do PAPos serão supervisionadas por um docente orientador com vínculo ao PPG.