Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR está com inscrições abertas

Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR está com inscrições abertas

Apoio ao aluno

publicado: 04/03/2020 09h56 última modificação: 31/10/2022 09h58
RU do Câmpus Ponta Grossa | Foto: Decom

Neste mês de março, a UTFPR realiza as inscrições para o Auxílio Estudantil. O programa prioriza alunos que têm renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo nacional.

São ofertadas três modalidades. Uma delas é o Auxílio Alimentação, que concede um crédito para almoço ou jantar nos Restaurantes Universitários (RUs) em dias letivos. Apenas em locais em que o RU não está em funcionamento, o benefício é repassado em dinheiro. Outra é o Auxílio Moradia, que equivale a R$300 para os estudantes que moram fora do domicílio de origem.

Também há o Auxílio Básico, de R$200, que é voltado para outras despesas, como material didático e transporte. Os estudantes em mobilidade internacional selecionados recebem os benefícios por depósito em conta.

Para se candidatar, o interessado deve estar regularmente matriculado nos cursos técnico, de graduação ou Stricto Sensu da UTFPR. Para os veteranos, é exigida frequência mínima em uma disciplina obrigatória e o cumprimento de requisitos do edital ligados às matérias realizadas no semestre anterior.

O Auxílio Estudantil não pode ser acumulado com outras bolsas, caso supere o limite de renda estipulado no edital.

O candidato deve fazer a inscrição online no Portal do Aluno e gerar o termo de responsabilidade. Depois, é preciso reunir os documentos necessários e protocolá-los em um envelope lacrado no Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape). O prazo para se inscrever é diferente para veteranos e calouros, dependendo do processo de ingresso. Confira a seguir as datas:

Prazo

Tipo de Público

De 3 a 6/3

Veteranos 1b

- Alunos que ingressaram antes de 2020.1 e os que destrancaram curso/programas de mobilidade nacional e/ou internacional, com retorno às atividades neste ano.
- Veteranos reingressantes via Sisu.
- Estudantes que ingressaram, via edital de transferência e/ou aproveitamento de curso ou ex officio, para início das atividades neste ano.

De 3 a 6/3

Calouros 1a

Alunos ingressantes no câmpus no mesmo semestre de solicitação do auxílio, com matrículas efetivadas até o 1º dia de aula de 2020.1.

De 4 a 10/3

Calouros 1b-CN

Alunos ingressantes no câmpus, via Chamada Nominal, no mesmo semestre de solicitação do auxílio, com matrículas efetivadas após o 1º dia de aula de 2020.1.

De 17 a 25/3

Calouros 1b-VR

Alunos ingressantes no câmpus, via Vagas Remanescentes, no mesmo semestre de solicitação do auxílio, com matrículas efetivadas até o 1º dia de aula de 2020.1.

Saiba mais no edital e no site:
portal.utfpr.edu.br/auxilioestudantil