Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Programa de mobilidade internacional recebe inscrições até 2 de outubro

Programa de mobilidade internacional recebe inscrições até 2 de outubro

MEI

publicado: 25/09/2020 17h02 última modificação: 31/10/2022 09h49
Foto: Jannoon028 por Freepik

A UTFPR recebe inscrições para o programa de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) até 2 de outubro, por meio de formulário online. As regras estão publicadas em edital conjunto da Diretoria de Relações Interinstitucionais (Dirinter) e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) desde terça-feira (22).

O objetivo do processo é pré-selecionar 65 estudantes da UTFPR para um afastamento temporário em uma das 32 instituições parceiras de outros países, no primeiro semestre de 2021.

Para participar, os alunos devem estar regularmente matriculados na Universidade em, no mínimo, período correspondente à metade do curso. Além disso, devem apresentar coeficiente de rendimento absoluto igual ou maior a 0,65 e comprovar proficiência, por meio de teste oficial ou declaração de escola de idiomas, com base no quadro comum europeu de referências para línguas.

A classificação vai ser divulgada no dia 5 de outubro e o resultado no dia 8. Após essa etapa, os selecionados são nomeados formalmente às instituições envolvidas para análise e avaliação do processo de aceite.

Para mais informações, acesse o edital na íntegra. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Departamento de Relações Internacionais (Derint) do respectivo câmpus.

Sobre custos de participação
O edital aponta a necessidade de um planejamento financeiro, uma vez que os acordos de cooperação tornam isentas de pagamento as taxas acadêmicas, relativas aos créditos a serem obtidos.
O programa não inclui outras taxas e despesas, com emissão de passaporte, requerimento de visto, contratação de seguro internacional, passagens, moradia, alimentação e manutenção geral no país de destino. Aqueles que necessitarem de auxílio podem concorrer às bolsas do MEI-IS.