Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR realiza Semana de Sustentabilidade de 23 a 27 de outubro

UTFPR realiza Semana de Sustentabilidade de 23 a 27 de outubro

UTFPR Sustentável

Evento terá dois encontros preparatórios nos dia 06 e 20 de outubro
publicado: 04/10/2023 18h15 última modificação: 06/10/2023 14h05
Semana de Sustentabilidade terá dois encontros preparatórios e ocorrerá de 23 a 27 de outubro (Foto: Freepik)

Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na UTFPR a Semana de Sustentabilidade. Este ano a programação prevê dois encontros preparatórios, um no dia 06 e outro no dia 20 de outubro, ambos no formato online. O evento é uma realização da UTFPR Sustentável e das Assessorias de Sustentabilidade dos campi, com apoio da Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Com o tema “Ambientalização curricular em instituições de ensino superior multicampi: proposta às instâncias colegiadas dos cursos de licenciatura”, o primeiro encontro preparatório será realizado nesta sexta-feira, dia 6, às 10h20. Estarão presentes a bióloga Thaina Marcella Cordeiro, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) do Campus Curitiba, e as professoras do programa Josmaria Lopes de Morais e Anelize Queiroz Amaral. Para participar, basta fazer a inscrição via formulário. O link para a sala do Google Meet será enviado ao e-mail indicado na inscrição.

O segundo encontro preparatório, marcado para o dia 20 de outubro, às 14h, terá o tema “A formação do estudante com uma cultura sustentável: análise por meio de indicadores de sustentabilidade dos cursos de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB)” e contará com as participações da professora do PPGFCET Tamara Simone Van Kaick e da doutoranda do programa Patrícia Zeni de Sá. As inscrições também serão feitas via formulário, com envio do link para a sala ao e-mail informado.

No último dia da Semana de Sustentabilidade, 27 de outubro, o Campus Dois Vizinhos receberá Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, para a mesa redonda sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade no Ensino Superior. Além de Sorrentino, participam o pró-reitor Jean-Marc Stephane Lafay (Prograd) e a professora Anelize Amaral. A mesa redonda acontece das 14h às 16h, no Auditório do Campus Dois Vizinhos, com transmissão ao vivo pelo canal do campus no YouTube. Os interessados em participar podem se inscrever via formulário.

Além dos encontros preparatórios e da mesa redonda, os campi estão organizando suas programações locais para o período entre 23 e 27 de outubro.

De acordo com o assessor de Sustentabilidade Institucional, Daniel Poletto Tesser, a UTFPR vem buscando tornar-se uma universidade sustentável nos últimos anos. “Isso tem envolvido ações relacionadas à infraestrutura sustentável, como uso de energia fotovoltaica, uso de água da chuva, espaços com acessibilidade, e também mudanças nos processos administrativos, como adoção de critérios de compras sustentáveis, sistemas de coleta seletiva, entre outros”, enumera, acrescentando que, para se tornar sustentável, há ainda uma linha de atuação fundamental, que envolve a educação ambiental e da sustentabilidade na formação dos discentes.

Segundo Daniel Tesser, a programação da Semana de Sustentabilidade se estrutura a partir desta proposta de educação ambiental junto aos alunos. “Vamos apresentar o que já está sendo feito na UTFPR nesse sentido e discutir como podemos avançar para proporcionar aos discentes uma maior percepção dos desafios associados à sustentabilidade, independentemente de sua área de atuação, e também desenvolvendo competências para que possam fazer frente a estas situações”, explica o assessor de Sustentabilidade.