Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Projeto da UTFPR é contemplado no programa Rota 2030

Projeto da UTFPR é contemplado no programa Rota 2030

Indústria

Proposta dos câmpus Curitiba, Londrina e Ponta Grossa foi classificada em primeiro lugar no eixo I da chamada
publicado: 02/02/2021 18h32 última modificação: 31/10/2022 09h42
Fachada do Câmpus Ponta Grossa, um dos autores da proposta contemplada (Foto: Decom)

O projeto 'Recuperação de Moldes para Fundição Sob Pressão de Alumínio por Técnicas Avançadas de Manufatura', proposto pelos câmpus Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, foi um dos contemplados no programa Rota 2030, organizado pelos ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de dar mais dinamicidade à indústria brasileira.

A proposta da UTFPR, que também conta parceria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi classificada em primeiro lugar na 3ª rodada de submissão de propostas para a Chamada Pública Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas,  Eixo I – Aperfeiçoamento e implementação.

Considerando os três eixos da chamada pública, serão investidos um valor total de R$ 13,7 milhões, sendo R$ 7 milhões em contrapartidas. Ao todo, participam dos projetos 13 diferentes Instituições de Ciência e Tecnologia e 21 empresas. O resultado dos projetos contemplados foram divulgados pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais no último mês de dezembro

O Rota 2030 é uma iniciativa do Governo Federal para estimular o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo por meio do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias. A iniciativa abre oportunidades para as empresas do setor investirem no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, consolidando um modelo fabril competitivo e inserido na produção global de veículos automotores.