Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Projeto de cooperação internacional da UTFPR recebe €738 mil do Erasmus+

Projeto de cooperação internacional da UTFPR recebe €738 mil do Erasmus+

publicado: 06/08/2020 12h01 última modificação: 31/10/2022 09h52
Foto: Freepik

O programa Erasmus+ vai conceder €738.990 para o projeto de cooperação internacional da UTFPR, junto a instituições do Brasil, de Honduras e da Europa. O recurso vai viabilizar a implantação de novas estruturas e a realização de encontros presenciais e virtuais entre professores e alunos.

Com o nome ‘Virtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development (Vamos)’, o projeto visa a ação conjunta para promover a educação direcionada aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). “O foco está em criar espaços de aprendizado para cursos a distância e intercâmbios virtuais”, afirma Eloy Casagrande Júnior, coordenador do projeto na UTFPR.

Para o professor, a aprovação do ‘Vamos’ coincide com o momento em que se discute um novo modelo de ensino remoto diante da pandemia do novo coronavírus. Inclusive, o recurso concedido vai possibilitar a implementação de uma sala de ensino a distância na UTFPR. “Quando elaboramos a proposta, não poderíamos imaginar que se tornaria de tão necessária. É uma oportunidade para criarmos ambientes inovadores e dinâmicos, trocando experiências europeias e latino-americanas”, conta.

A iniciativa busca desenvolver o trabalho coletivo para promover o ensino da sustentabilidade nas instituições participantes e, depois, construir cursos internacionais conjuntos. “A principal característica é a adoção de uma abordagem muito prática e aplicada que reflita de forma aberta nos resultados”, conclui.

Com o apoio da Diretoria de Relações Interinstitucionais (Dirinter), o projeto segue com a atuação do pesquisador, junto às docentes da UTFPR, Maclovia Correa da Silva, de Curitiba; Anelize Queiroz Amaral, de Dois Vizinhos; e Tamara Van Kaick, presidente da Comissão do Plano de Logística Sustentável.

Mais sobre o projeto
A UTFPR participa do projeto a convite da Universidade de Upsala, da Suécia, junto a outras sete parceiras. São elas: a Univesità degli Studi di Padova, da Itália; Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, Technological University e National University of Forestry, de Honduras; a UNIColaboration, consórcio europeu; e as universidades federais do Pará (UFPA) e de Pernambuco (UFPE).