Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Projeto do Câmpus Apucarana reaproveita banners de eventos

Projeto do Câmpus Apucarana reaproveita banners de eventos

publicado: 08/06/2018 08h58 última modificação: 08/06/2018 08h58
Bolsa fabricada a partir de material reciclável (Foto: Divulgação)

Outro exemplo de reaproveitamento de resíduos sólidos nos câmpus da UTFPR. Desde 2016, o Câmpus Apucarana tem promovido ações de extensão para o reaproveitamento de banners apresentados em eventos científicos como semanas acadêmicas e simpósios.

A primeira ação teve início durante o III Simpósio Paranaense de Engenharia Têxtil (SIPET), naquele ano, com a oferta de um minicurso para de confecção de bolsas a partir de banners. Esta ação foi coordenada pelo professor Flávio Avanci e pela técnica de laboratório Luana Dumas.

O minicurso contou com a participação de alunos e servidores do câmpus, além de membros externos à Universidade, que confeccionaram suas próprias bolsas.

Em 2017 foi realizado mais uma ação de extensão visando o reaproveitamento de banners existentes nos câmpus Apucarana e Curitiba. A professora Valquíria Ribeiro coordenou a ação de confecção de porta-crachás que foram utilizados durante o 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, sediado no Câmpus Curitiba. A ação também contou com a participação da técnica Luana Dumas e de outros 13 alunos dos cursos de engenharia têxtil e design de moda.

Neste ano, mais uma ação de reaproveitamento será realizada. Será com a reutilização de banners para a confecção de bolsas para serem distribuídas aos participantes do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Têxtil (SIPET). Os materiais que serão utilizados nas bolsas foram doados pelo Câmpus Londrina após a realização do XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE) no ano passado.

Semana do Meio Ambiente 2018

Diversos câmpus da UTFPR realizam ao longo desta semana uma série de atividades em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente. Para este ano, a temática central das atividade é 'Acabe com a Poluição Plástica', proposta pela ONU Meio Ambiente como forma de chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos. Clique aqui e confira  a programação completa.