Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Projeto instala composteira e gera biofertilizante para a comunidade
conteúdo

Notícias

Projeto instala composteira e gera biofertilizante para a comunidade

Dois Vizinhos

publicado: 22/10/2019 12h49 última modificação: 31/10/2022 10h09
Exibir carrossel de imagens Biofertilizantes são colocados em garrafas customizadas pelo projeto

Biofertilizantes são colocados em garrafas customizadas pelo projeto

Um projeto do Câmpus Dois Vizinhos vem mudando a forma de como as pessoas descartam os rejeitos orgânicos na instituição. O Organotec é um projeto coordenado pela professora Marina Celant de Prá, vinculado a disciplina de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Industriais do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Com um coletor instalado no Câmpus, a comunidade pode colocar seus resíduos orgânicos ali e depois levar para casa um pouco do biofertilizante gerado para seu uso pessoal. 

Segundo a professora, a composteira pode ser usada por qualquer pessoa da comunidade. "Além disso, ensinamos as pessoas a montarem uma composteira e como ela funciona", destaca.

A composteira é feita de material reutilizável fornecido por uma empresa parceira da região, a Buono Di Latte - Gelateria e Pastelaria. Além da composteira instalada no Câmpus, o projeto também realiza oficinas de construção e operação de composteiras em escolas públicas da cidade.

Para que a comunidade possa ser beneficiada com o biofertilizante gerado, os participantes do projeto customizam caixinhas de leite e garrafas pet. Elas servirão de recipientes para armazenar o produto e carregadas para casa. Além disso, podem ser reutilizadas para serem reabastecidas com novo biofertilizante.