Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Publicada a Política de Criação e Gestão do Portal e Sites da UTFPR

Publicada a Política de Criação e Gestão do Portal e Sites da UTFPR

Gestão

Documento foi aprovado pelo Couni e fortalece a profissionalização da gestão do portal
publicado: 23/02/2022 11h04 última modificação: 31/10/2022 09h22
Foto: Freepik

Foi publicado, no último dia 17, o documento com a Política de Criação e Gestão do Portal e Sites Institucionais da UTFPR. As diretrizes foram aprovadas em reunião dos membros do Conselho Universitário (Couni) em setembro do ano passado. O objetivo é fortalecer a profissionalização da gestão do portal, visando uma maior divulgação institucional, consolidação da marca e da imagem da Universidade.

A Política estabelece os parâmetros para criação e gestão do Portal, dos sites institucionais e de suas respectivas páginas, além de definir as responsabilidades e competências de gestores e editores.

Entre as definições, o documento esclarece que o portal e os sites institucionais da UTFPR têm caráter público, com a finalidade de divulgar e promover a Instituição, principalmente suas atividades e serviços, com foco na comunidade externa. A estrutura deve seguir princípios orientados à Experiência do Usuário (UX), incluindo questões técnicas de acessibilidade, usabilidade e navegabilidade, e estratégias do Marketing Digital, além da otimização para mecanismos de busca.

O documento também determina que toda criação e gestão de páginas vinculadas ao Portal e aos sites institucionais devem seguir as diretrizes presentes na Política de Comunicação, no Manual de Identidade Visual, na Política de Segurança da Informação e no Regulamento de Gestão e de Utilização de Recursos de Tecnologia da Informação, além de orientações e manuais específicos para edição de conteúdo.