Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Publicada normativa para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência no Stricto Sensu
conteúdo

Notícias

Publicada normativa para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência no Stricto Sensu

PROPPG

Documento visa à aplicação da resolução 68/2021 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação
publicado: 26/07/2022 14h42 última modificação: 26/07/2022 14h59
Documento detalha regras para implementação de Ações Afirmativas (Foto: Freepik)

Documento detalha regras para implementação de Ações Afirmativas (Foto: Freepik)

Está disponível para consulta a instrução normativa 21/2022 da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O documento orienta sobre a aplicação da Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência no mestrado e doutorado da UTFPR.

Com isso, serão reservadas nos programas de pós-graduação 30% do total de vagas para pessoas autodeclaradas negras. Também há a previsão de adição e reserva de uma vaga a cada 20 ou menos ofertadas, quando há a inscrição de, ao menos, uma pessoa autodeclarada indígena ou com deficiência.

Ainda, os cursos Stricto Sensu, em decisão colegiada, podem destinar vagas para equilíbrio de gênero e inclusão de pessoas refugiadas e LGBTQIA+.

A análise de deferimento ou não vai ser feita por uma comissão local. Já as demandas e processos de ingresso, permanência e avaliação de desempenho vão ser acompanhadas por um comitê.

Para concorrer nesta modalidade, o candidato deve cumprir os requisitos do edital e enviar os documentos, previstos na resolução 68/2021.

Consulte o texto da normativa.