Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Publicado o Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027 da UTFPR

Publicado o Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027 da UTFPR

Planejamento

Documento traz 76 macro-objetivos finalísticos da Instituição distribuídos em cinco eixos
publicado: 11/08/2023 13h31 última modificação: 18/08/2023 16h37
Documento foi elaborado em 2022 e recebeu contribuições da comunidade (Foto: Freepik editada)

Está disponível para a comunidade o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UTFPR válido para o quinquênio 2023-2027. O PDI é um documento obrigatório a todas as instituições de ensino superior e configura-se como um planejamento estratégico, que funciona como norte para a implementação de ações e políticas, definindo os rumos da Universidade para os próximos cinco anos.

O documento apresenta 76 macro-objetivos finalísticos, que estão organizados em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. Os eixos são os mesmos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A elaboração coletiva e participativa do PDI da UTFPR teve início no mês de maio de 2022, quando começaram a ser realizadas audiências em todos os campi. Nestes encontros, foram recebidas sugestões para o formulário que captou contribuições da comunidade universitária que, em seguida, geraram os macro-objetivos. Ao todo, foram 7.214 respostas registradas.

Também serviu como subsídio para a construção dos macro-objetivos, o trabalho realizado por comissões temáticas (Graduação e Educação Profissional, Pesquisa e Pós-Graduação, Planejamento e Administração, Relações Empresariais e Comunitárias, Avaliação Institucional, Comunicação, Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas) e por comissões dos campi.

Os resultados destas duas etapas foram encaminhados a uma comissão central que elencou, analisou, classificou, priorizou e compilou os 76 macro-objetivos finalísticos submetidos ao Conselho Universitário (Couni) para deliberação. A aprovação do PDI aconteceu em dezembro de 2022, durante a 52ª Reunião Ordinária do Couni.