Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Publicado regulamento para a eleição de reitor

Publicado regulamento para a eleição de reitor

Consulta à comunidade

publicado: 13/03/2020 14h18 última modificação: 31/10/2022 09h58
Foto: Freepik

Foi publicado nesta sexta-feira (13) o regulamento da consulta junto à comunidade universitária para a indicação de nomes de docentes que integrarão a lista de candidatos a reitor da UTFPR.

O documento define prazos e normas para a organização do pleito, previsto para o dia 14 de maio em todos os câmpus da UTFPR. A coordenação do processo da consulta ficará a cargo de um colégio eleitoral constituído por representantes dos corpos docente, discente e técnico-administrativo indicados pelo reitor e pelos diretores-gerais dos 13 câmpus.

A consulta será feita no sistema 70-30. Ou seja, 70% do peso dos votos para os professores, 15% para os técnicos-administrativos e 15% para os estudantes. Até então, a UTFPR praticava o peso 80-20, com 80% do peso dos votos para os servidores (professores e técnicos-administrativos) e 20% de peso para os alunos; regra que precisou ser modificada por força da Medida Provisória 914/2019, editada pelo Governo Federal no mês de dezembro.

Podem se candidatar ao cargo de reitor os servidores docentes do quadro permanente de pessoal da UTFPR e que possuam o título de doutor (na carreira EBTT ou MS) ou estejam na classe D ou na classe E da Carreira do Magistério Superior.

Os registros de candidaturas deverão ser protocolados nos gabinetes de direção-geral nos dias 2 e 3 de abril. A lista final contendo as candidaturas à consulta será publicada até às 16h do dia 8 de abril de 2020, na página de Comissões da UTFPR.

Confira o cronograma:

23 de março: publicação da lista de elegíveis;
2 e 3 de abril: registro das candidaturas;
6 de abril: publicação da lista de candidatos;
7 de abril: recurso sobre a lista dos candidatos;
8 de abril: publicação das candidaturas após o período de recursos;
4 de maio: credenciamento dos fiscais;
8 de maio: divulgação da lista de eleitores e locais de votação;
14 de maio: realização da consulta;
15 de maio: resultado da consulta;
18 de maio: pedido de impugnação do resultado da consulta;
19 de maio: resultado para o pedido de impugnação;
20 de maio: publicação do resultado final.

O regulamento foi aprovado pelo Conselho Universitário da UTFPR em sessão do último dia 5 de março.