Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Publicado regulamento para eleição de diretor-geral de câmpus da UTFPR

Publicado regulamento para eleição de diretor-geral de câmpus da UTFPR

Couni

Processo será precedido de uma consulta informal realizada por cada comunidade.
publicado: 19/03/2021 18h12 última modificação: 31/10/2022 09h40
Câmpus Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná (Foto: Decom)

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) publicou, nesta sexta-feira (19), o regulamento do processo de escolha de diretores-gerais de câmpus da Universidade e de organização das respectivas listas tríplices para posterior nomeação pelo reitor da instituição. O regramento contempla todos os câmpus da UTFPR, exceto Toledo, cujo calendário eleitoral não coincide com os demais.

A operacionalização do processo eleitoral será conduzida pela Comissão Eleitoral de Escolha (CEE), representada pela Mesa Diretora do Conselho Universitário. Diferentemente dos pleitos anteriores, desta vez, o Couni analisará a lista tríplice encaminhada a partir de uma consulta informal organizada pelas entidades representativas de professores, técnicos-administrativos e estudantes (sindicatos e DCE).

No relato aprovado pelo conselho, destacou-se "o reconhecimento de que a comunidade universitária, por meio de suas entidades representativas, reprise-se, tem maturidade, conhecimento, competência e respeito históricos suficientes para conduzir democraticamente processos de consulta informal, respeitadas as (de)limitações legais e principiológicas". O documento recebeu 30 votos favoráveis e dois contrários na última sessão do colegiado, realizada na terça (16).

A partir dessas listas, o Colégio Eleitoral, formado pelos conselheiros universitários, fará a escolha dos respectivos dirigentes locais - essa votação será secreta, universal e sem distinção de peso entre os membros do Couni. As inscrições dos candidatos deverão ser realizadas conforme orientações publicadas em edital específico do pleito.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a votação no Conselho Universitário será feita pelo Helios Voting, sistema de votação eletrônica utilizado na última eleição para reitor da UTFPR. Os candidatos inscritos terão à disposição até 30 minutos, por câmpus, divididos igualmente entre o número de candidatos, para apresentarem suas propostas de gestão para o Colégio Eleitoral antes da abertura do regime de votação.

Poderão se candidatar ao cargo de diretor-geral de campus, docentes integrantes das carreiras de Magistério Superior (MS) e/ou Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da UTFPR. Os critérios para admissão de candidaturas de cada carreira estão disponíveis no Capítulo III do regulamento aprovado no Couni. O documento aprovado regulamenta a escolha dos diretores-gerais dos câmpus Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Santa Helena.

A íntegra da reunião pode ser conferida no Canal da UTFPR.