Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Publicado regulamento para eleição eletrônica de reitor da UTFPR

Publicado regulamento para eleição eletrônica de reitor da UTFPR

Consulta pública

publicado: 27/05/2020 15h13 última modificação: 31/10/2022 09h55
Pessoa acessa sistema pelo celular | Foto: Katemangostar by Freepik

Foi publicado o regulamento da consulta pública digital para a escolha do reitor da UTFPR nesta terça-feira (26). O documento estabelece diretrizes, prazos e procedimentos para a realização da votação online, que acontece no dia 30 de junho, entre 6h e 18h.

O processo é organizado pelo Colégio Eleitoral, constituído por representantes de servidores e discentes, indicados pelo reitor e pelos diretores-gerais dos 13 câmpus. O grupo terá o apoio de uma comissão técnica, na área de tecnologia da informação, para suporte na utilização do sistema eletrônico Helios Voting.

A consulta pública vai ter a relação 70-30, em que há o peso de 70% para docentes, 15% para técnicos-administrativos e 15% para alunos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação Stricto Sensu. A regra, que antes era 80-20, foi modificada pelo Conselho Universitário na reunião na segunda-feira (25) para atender a Medida Provisória 914/2019, editada pelo Governo Federal.

Podem concorrer ao cargo de reitor: professores do quadro permanente de pessoal da UTFPR em efetivo exercício, com título de doutor, EBTT ou MS, ou que estejam na classe D ou E da carreira MS. Os interessados podem consultar a lista dos elegíveis e fazer o registro de candidatura, entre 1 e 2 de junho, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Após o deferimento das requisições, a lista dos candidatos habilitados vai ser divulgada, em ordem alfabética, na página do Colégio Eleitoral, no dia 3 de junho. A partir desta data, os concorrentes ficam automaticamente afastados do cargo em comissão ou função de confiança exercida. Os candidatos também devem respeitar as regras da campanha eleitoral de acordo com o regulamento.

O resultado da consulta pública deve ser divulgado na página do Colégio Eleitoral, no dia 1º de julho, até as 18h.

Mais sobre o processo eleitoral digital

No dia 25 de maio, o Conselho Universitário definiu a realização integral da consulta pública, via digital, por meio do Sistema Helios Voting. O software foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e já foi utilizado na eleição de reitor na Universidade de São Paulo. Assim, a votação deve ser feita por um dispositivo conectado à internet, podendo ser por smartphone, tablet ou computador, de acordo com as orientações que vão ser publicadas pelo Colégio Eleitoral no dia 18 de junho.

O processo estava suspenso desde 27 de março, em decorrência da restrição de atividades presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus.