Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Reajuste no preço das refeições dos Restaurantes Universitários da UTFPR

Reajuste no preço das refeições dos Restaurantes Universitários da UTFPR

Nota Oficial

publicado: 08/07/2019 17h32 última modificação: 31/10/2022 09h58
Nota Oficial da UTFPR (Imagem: Decom)

Como é de amplo conhecimento, as universidades federais estão vivenciando um impactante contingenciamento nos recursos financeiros indispensáveis ao pagamento de todos os compromissos de custeio, em despesas com energia elétrica, água, serviços terceirizados, materiais administrativos, insumos para laboratórios, entre tantas outras. Na UTFPR, tal contingenciamento corresponde a 36,25% do total do orçamento aprovado para 2019.

Dentre as medidas emergenciais e prioritárias na adequação orçamentária necessária à continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade está readequando o subsídio que custeia as refeições nos 14 Restaurantes Universitários dos seus 13 câmpus, o que implicará em aumento de R$ 1,00 por refeição. Assim, a partir do início do segundo semestre de 2019, 8 de agosto, as refeições aos estudantes passarão para o valor de R$ 4,50.

Cabe destacar que a redução do subsídio foi debatida, deliberada e oficializada à Reitoria pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) Estadual, ratificada pelos diretores-gerais dos câmpus e comunicada ao Conselho Universitário (Couni) na sessão ordinária do último dia 28. Os estudantes contemplados com o auxílio-alimentação, dentro do Programa de Assistência Estudantil, continuam com a gratuidade nas refeições.

Para servidores e comunidade externa, que não são contemplados pelo subsídio, permanece o valor atual da refeição contratado nos câmpus.

A Universidade reconhece que qualquer iniciativa que implique em dispêndio maior para a permanência dos estudantes é uma medida extrema, mas absolutamente imprescindível para garantir a continuidade dos serviços prestados pelos RUs, quer pelo quantitativo de usuários atendidos, quer pela qualidade nutricional das refeições servidas.

A UTFPR reafirma, por fim, o empenho para o restabelecimento urgente e integral dos recursos aprovados para o orçamento 2019 da Universidade, bem como o compromisso de defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade, como único caminho para o sustentável desenvolvimento socioeconômico, científico, tecnológico e cultural do País.

UTFPR - Reitoria
Diretoria de Gestão da Comunicação