Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Referência mundial em patrimônio histórico dá aula na UTFPR

Referência mundial em patrimônio histórico dá aula na UTFPR

Pós-Graduação

Arquiteto francês Benjamin Mouton é o responsável pela restauração da Catedral de Notre-Dame de Paris.
publicado: 01/04/2022 16h17 última modificação: 31/10/2022 09h21
Giceli Portela, da UTFPR, e o arquiteto francês Benjamin Mouton na Capela Santa Maria, em Curitiba (Foto: Divulgação)

O curso de pós-graduação (lato sensu) em Patrimônio, Arquitetura e Cultura da UTFPR, realizado em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), trouxe para a capital paranaense um dos maiores nomes em restauro de patrimônio histórico no mundo, o arquiteto francês Benjamin Mouton.

Responsável pela restauração da Catedral de Notre-Dame de Paris, construção do século 12 atingida por um incêndio de grandes proporções em 2019, Mouton é professor emérito da École de Chaillot, parceira do curso de especialização da UTFPR/FCC, e membro da Academia de Arquitetura, antiga Real Academia de Arquitetura da França.

A aula 'Sens et renaissances du Patrimoine architectural: retour à des idées claires' foi ministrada para os 38 alunos do curso no último dia 25. Mouton também acompanhou a turma nas atividades de 'Viagem de Estudos' no litoral do Paraná e realizou uma palestra aberta ao público na Capela Santa Maria, em Curitiba.

“Temos trabalhado no Departamento de Patrimônio Histórico com vistas a tornarmos a UTFPR referência nacional – e, se possível, internacional – nesse assunto. A vinda do professor Mouton faz parte dessa empreitada”, destaca Giceli Portela, coordenadora da especialização e do Departamento de Patrimônio Histórico da UTFPR.

O reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, participou da palestra e ratificou, junto ao arquiteto francês, a importância de sua vinda para articular ainda mais a consciência social quanto à importância da preservação e dos estudos.  Para Schiefler, “as maiores universidades do mundo nos mostram que o investimento na preservação de patrimônio é mais do que uma opção, mas é um dever de qualquer Instituição que preza pelo seu presente e futuro”.

Na aula que ministrou na UTFPR, Mouton impressionou estudantes por sua metodologia, como explica Bruna Macedo, arquiteta e aluna do curso. Para ela, foi “uma oportunidade ímpar poder ter a presença do professor Beijamim Mouton que, apesar de ser um nome mundial na área de patrimônio histórico e restauro, é extremamente generoso ao compartilhar seus conhecimentos e experiência. Ele nos ensina que a arquitetura está além da materialidade do edifício, está na memória, na construção do indivíduo e no modo de vivê-lo. E ser arquiteto e urbanista é também curvar-se com humildade à história, à arquitetura atemporal que sempre está presente".

Departamento de Patrimônio Histórico da UTFPR

O Departamento de Patrimônio Histórico (DEPHIS) da UTFPR teve início em 2021, substituindo o então Departamento de Documentação Histórica (DEDHIS), com o objetivo de articular os assuntos relacionados à preservação e consciência dessa preservação. É um dos setores da Diretoria de Gestão de Comunicação (Dircom), juntamente com o Departamento de Comunicação (Decom) e Editora da UTFPR (EDUTEF).

Dentre seus projetos, está o da criação do Museu UTFPR, com integração dos 13 campi da Instituição. Para este ano, a assessora Giceli Portela está organiza uma exposição itinerante, que deverá acontecer em todas as cidades nas quais há campus da UTFPR, com parte do acervo histórico organizado e registrado neste último ano.