Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Reitor da UTFPR participa de encontro com presidente e ministros

Reitor da UTFPR participa de encontro com presidente e ministros

Gestão

Evento foi o primeiro da nova gestão federal com os dirigentes das instituições de ensino
publicado: 24/01/2023 10h01 última modificação: 24/01/2023 13h11
Ministro Camilo Santana e o reitor Marcos Schiefler (Foto: Comunicação/MEC)

O reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, e demais dirigentes das universidades e institutos federais foram recepcionados pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em um grande encontro com reitores, realizado no último dia 19, em Brasília (DF).

O evento foi o primeiro da nova gestão federal com os dirigentes das instituições de ensino. "Em comum, percebemos a existência de um sentimento de reconstrução das políticas públicas para a educação superior. E essa foi a tônica do discurso das autoridades presentes. Temos muitos desafios a vencer e confiamos no diálogo como instrumento para promoção de entendimentos para superá-los", comenta o reitor da UTFPR.

Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes Federais das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o último encontro de reitores com a Presidência da República foi realizado em 2016. No dia 18, um dia antes do encontro, a diretoria da Andifes teve a sua primeira audiência com o ministro da Educação.

Durante a sua fala, o presidente Lula destacou o papel da universidades para o desenvolvimento do país. “Temos chance de mexer com a única coisa que pode salvar esse país e transformá-lo em um país desenvolvido. Precisamos acreditar e investir mais em educação. As universidades têm que participar desse novo mundo do trabalho, porque não vamos criar os empregos se vocês não participarem", disse.

Ainda segundo Schiefler, as perspectivas para o avanço de pautas favoráveis às universidades são positivas. "Como única universidade tecnológica federal do Brasil, também percebemos uma oportunidade de fortalecer e difundir o nosso conceito institucional. Ao ouvir o apelo do presidente por um maior envolvimento das universidades nas diversas realidades sociais, sinto que estamos no caminho certo, pois este é o nosso compromisso há mais de 100 anos", completa.

O presidente firmou, por fim, o compromisso de realizar um encontro anual com reitores das instituições federais de ensino superior. Também participaram do encontro os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Casa Civil, Rui Costa; e da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; os secretários de Educação Superior, Denise Carvalho, e de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques; e os presidentes do CNPq, Ricardo Galvão, e da Capes, Marcedes Bustamante.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Andifes.