Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Reitor Luiz Alberto Pilatti faz balanço dos dois anos de gestão

Reitor Luiz Alberto Pilatti faz balanço dos dois anos de gestão

Gestão 2016-2020

publicado: 11/09/2018 15h09 última modificação: 11/09/2018 15h11
Luiz Alberto Pilatti, reitor da UTFPR (Foto: Decom)

O reitor Luiz Alberto Pilatti completou no último dia 8 de setembro dois anos à frente da gestão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O dirigente avalia que, apesar das dificuldades enfrentadas pelas universidades públicas brasileiras, a UTFPR tem vivenciado importantes conquistas.

Avaliando o cenário brasileiro como "obscuro", Pilatti critica a postura dos meios de comunicação em desconstruir o ensino superior público. "Mesmo assim, a UTFPR avança consistentemente. O ranking THE, um dos mais importante do mundo, nos colocou num lugar que, até mesmo para os mais otimistas, era impensável algum tempo atrás. Somos uma das 50 melhores universidades da América Latina. Não é pouco, e tenho certeza que avançaremos mais nos próximos anos", destaca.

Quanto à crise financeira que atinge a maioria das universidades federais, o gestor afirma que a UTFPR se sobressai também nesse cenário: "A UTFPR não tem nenhuma obra parada, tem índices de ocupação de vagas muito superior aos da rede [das universidades federais], está honrando suas dívidas e tem seu orçamento aumentado ano após ano".

Os avanços na graduação, pós-graduação, internacionalização, produção do conhecimento e no relacionamento com o setor produtivo são, segundo Pilatti, reflexos de uma Instituição voltada à sociedade e ao coletivo. "Os resultados certamente não são individuais, são coletivos e foram construídos pelas mãos de nossa qualificada comunidade. O sonho está ganhando materialidade, a UTFPR está se tornando protagonista na educação brasileira", finaliza.