Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR assume vice-presidência da Udual

UTFPR assume vice-presidência da Udual

Internacionalização

publicado: 07/02/2020 16h05 última modificação: 31/10/2022 09h59
Conselho executivo da Udual 2020 (Foto: Divulgação)

Nos dias 6 e 7, o reitor Luiz Alberto Pilatti representou a UTFPR na reunião ordinária do Conselho Executivo da União de Universidades da América Latina e do Caribe (Udual), realizado na Universidade das Índias Ocidentais, em Mona (Jamaica). Durante as deliberações, o dirigente foi escolhido para ocupar a vice-presidência da Udual.

"Trata-se de uma importante conquista institucional. Além de ser uma honra levar a UTFPR a ocupar esse importante espaço, é muito significativo para uma universidade tecnológica construir pontes com outras instituições da nossa região", destaca. Entre as pautas do encontro estavam o planejamento da Udual para os anos de 2020 a 2022 e as ações da Agenda 2030 da ONU, as quais discutirão o futuro da educação no continente.

Segundo Pilatti, a UTFPR já participa intensamente das ações da agenda 2030 com a Comissão do Plano de Logística Sustentável da UTFPR e, inclusive, com a concessão de bolsas. “Estamos trabalhando fortemente neste pacto, vinculando que os pedidos de bolsas de extensão e de pesquisa determinem em qual dos Objetivos do Milênio estejam ligados. É papel da UTFPR, a qual ocupa cada vez mais espaço no cenário educacional, ser uma das protagonistas nesta área da América Latina”, completa.

A UTFPR foi aceita como membro titular da Udual em 2017 e, desde então, compõe o conselho executivo do órgão, com participação e poder de voto nas reuniões gerais e regionais. Criada em 1949, a Udual é reconhecida pela Unesco como um órgão de assessoria e consultoria regional. Atualmente, busca promover a integração das nações da América Latina, sendo composta por mais de 200 universidades de 22 países. Também esteve presente na reunião o assessor de Desenvolvimento Acadêmico da UTFPR, Paulo André de Camargo Beltrão.