Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Reitores das Instituições Federais se reúnem com bancada paranaense

Reitores das Instituições Federais se reúnem com bancada paranaense

publicado: 13/05/2019 15h29 última modificação: 31/10/2022 09h53

A UTFPR participou de reunião com a bancada federal paranaense nesta segunda-feira (13) junto a outras três instituições federais.

O evento foi organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contou com a presença dos reitores Luiz Alberto Pilatti da UTFPR, Gustavo Oliveira Vieira da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Odacir Antonio Zanatta do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

No encontro, os reitores expuseram os problemas causados pelo contingenciamento do Ministério da Educação (MEC). Também apontaram a existência da divulgação de dados inconsistentes em relação ao assunto. A ideia é ampliar a discussão pública e buscar o diálogo com o governo federal e a sociedade. “Foi um evento apartidário que, independentemente do posicionamento político, visa concentrar esforços em defesa das universidades públicas do Paraná”, afirma Pilatti.

O reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, salientou que a instituição está presente em 13 diferentes cidades e que 70% de seus alunos estão no interior no estado. “O Brasil tinha a melhor educação básica e pública da América Latina e esse sistema foi destruído, algo semelhante ao que está acontecendo hoje com a educação superior, que produz pesquisa mas está sendo reduzida a manutenção de despesas básicas”, afirma Pilatti.

Estiveram presentes três senadores e dez deputados federais, sendo que outros seis não compareceram por razões de agenda, mas apoiaram à causa.