Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Reitoria e Sinditest negociam novas regras para afastamento para pós-graduação
conteúdo

Notícias

Reitoria e Sinditest negociam novas regras para afastamento para pós-graduação

Técnicos-administrativos

publicado: 02/03/2018 12h00 última modificação: 02/03/2018 12h00

A Reitoria da UTFPR e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no estado do Paraná (Sinditest-PR) se reuniram no último dia 23 de fevereiro para discutir a Instrução Normativa PROPPG 04A/2017, que trata dos processos de afastamento integral e prorrogação de afastamento para pós-graduação.

O argumento apresentado pela categoria é que a atual normatização dificulta a concessão de licença integral aos servidores técnico-administrativos para cursar programas de pós-graduação. Segundo o documento, tal afastamento não será deferido a servidores quando o programa esteja sediado em município situado a distância inferior a 150 quilômetros do Câmpus de lotação do servidor. Também é exigido que o curso seja avaliado com, no mínimo, Conceito Capes 4.

Segundo o reitor Luiz Alberto Pilatti, para os técnicos-administrativos, não há "pertinência nessa cobrança". "Acho que essa distância tem ser desconsiderada paras os técnicos-administrativos", comentou."O problema é que nós tratamos as duas categorias juntas, partindo do princípio de que servidor é servidor. Mas acho que, em algumas questões, como essa da qualificação, nós temos que tratar separadamente. Até porque, 150 km é algo que não é incompatível com a atividade de um professor, mas pode ser com a de um TA [técnico-administrativo]", destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Valdir Fernandes.

A Reitoria concordou em estudar uma nova proposta de instrução normativa específicas paras os servidores técnico-administrativos. Veja aqui a gravação da reunião.