Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Se liga no cronograma da Fase 3 do Auxílio Estudantil

Se liga no cronograma da Fase 3 do Auxílio Estudantil

Apoio ao aluno

Também confira a Lista de Espera da etapa 1 e 2
publicado: 03/09/2021 16h37 última modificação: 31/10/2022 09h33
Calouros e veteranos devem ficar atentos aos prazos (Foto: Freepik editada por Decom)

O Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR vai realizar mais uma etapa de seleção, desta vez para concessão entre outubro de 2021 a fevereiro de 2022, de acordo com o quadro 1 de vigência do edital.

No último dia 30, foi divulgada a relação retificada de contemplados na segunda fase. Também a lista de espera com as inscrições deferidas, nos processos anteriores, e que passam a concorrer em igualdade nesta terceira etapa.

📅 Cronograma

Veteranos - Ingressantes em período letivo anterior a 2021.2
    09 a 17/09 - Veteranos 3a, com:
       - matrícula regular até a inscrição e que não participaram da etapa 1 e 2
       - participação em programas de Mobilidade Internacional ou Dupla Diplomação
       - inscrição indeferida na etapa 1 e/ou 2

20/09 a 1º/10 - Veteranos 3b, com retorno em setembro deste ano, no semestre 2021.2, por:
      - destrancamento de curso
      - transferência de curso ou ex officio

Calouros - Ingressantes pela primeira vez no campus, no mesmo período de solicitação do auxílio
    20/09 a 1º/10 - Calouros 3c, com:
      - matrícula até o 1º dia de aula em setembro deste ano, no semestre 2021.2
    18 a 22/10 – Calouros 3d, com:
     - matrícula, após o início das aulas, em chamadas posteriores ou por vagas remanescentes

🎓 Requisitos

Podem participar os alunos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Para isso, é preciso estar regulamente matriculado no técnico, na graduação ou no Stricto Sensu da UTFPR, além de cursar, pelo menos, uma disciplina.

Em regra, o auxílio estudantil não pode ser acumulado com bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário mínimo. As exceções são para: os de etnia indígena, os oriundos de comunidades quilombolas ou os que recebem ajuda de custo para estabelecimento em mobilidade internacional.

📑 Inscrições

Confira o edital, principalmente o anexo A para ver quais são os documentos exigidos e as regras do processo. Deixe tudo separado e organizado para comprovar a sua condição socioeconômica. Aí é só digitalizar da seguinte forma:
   - Formato: PDF, JPG ou PNG
   - Tamanho máximo: 2MB cada
   - Condições*: sem rasuras, completos e, se houver, com numeração de páginas visíveis. Caso o documento tenha mais de uma página, coloque em um único arquivo.
Depois, no prazo indicado, faça a inscrição pelo Portal do Aluno e envie estes documentos.

📌 Quais são as modalidades ofertadas?

Podem ser requeridas três modalidades de auxílio. A ordem de contemplação é feita com base na pontuação no índice de vulnerabilidade socioeconômica, da seguinte maneira:
   1. Todos as modalidades para o grupo prioritário, que têm mais de 115 pontos no indicador.
   2. Básica: recurso de R$ 200 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para estudo na UTFPR.
   3. Moradia: valor de R$ 300 para contribuir com o pagamento de despesas com estadia para quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.
   4. Alimentação: crédito para duas refeições, de segunda a sexta-feira, e mais uma no sábado, por meio do Restaurante Universitário (RU). Quando o espaço não está em funcionamento, o apoio é de R$ 100 para almoço e de R$ 100 para jantar, por depósito mensal.

🔎 Análise preliminar

Desde a inscrição até 29 de outubro, vai ser encaminhada uma de notificação para o seu e-mail principal cadastrado no Portal do Aluno.

Caso haja a indicação de adequação, correção ou complementação de documentos não homologados, você vai ter até três dias úteis do recebimento da mensagem para fazer a devolutiva ao Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (Nuape) do seu campus.

📅 Outras datas importantes

Até 29/10 – Análise preliminar
08/11 – Resultado após complementação de documentos
9 e 10/11 – Período para recursos de contestação
17/11 – Relação de inscrições deferidas ou não
18/11 – Lista unificada de contemplados pelo Programa
01/12 - Lista de Espera

Mais sobre

O programa que é realizado pela Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Neste ano, o programa já contemplou um total de 3.553 estudantes em processos anteriores, com um investimento aproximado de R$ 15 milhões. Para a terceira fase, está previsto o recurso de R$ 878 mil.

As dúvidas sobre o processo podem ser retiradas com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (Nuape) do seu campus. Outras informações sobre outros auxílios e oportunidades para estudantes da Universidade estão na página Tamo Junto.