Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Secretário nacional da Igualdade Racial visita UTFPR

Secretário nacional da Igualdade Racial visita UTFPR

Relações Institucionais

Gestores destacaram o potencial da Universidade para a redução das desigualdades raciais
publicado: 24/02/2021 09h26 última modificação: 31/10/2022 09h41
Enoque Barros, Paulo Roberto, Marcos Schiefler e Heron dos Santos Lima (Foto: Decom)

A UTFPR recebeu nesta terça-feira (23) a visita do secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto, para o entendimento de ações entre a Universidade e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Durante a reunião, a Reitoria apresentou pesquisas na área de tecnologia, ações pedagógicas visando a inclusão social  e o potencial em qualificação nos bacharelados e licenciaturas para atuação nos diferentes setores da sociedade. Da mesma forma, os representantes do ministério destacaram o potencial da UTFPR para as propostas da secretaria para a redução das desigualdades raciais no Brasil.

"Estabelecer um relacionamento com os diferentes atores políticos da sociedade é importante para inserir nossa Universidade no debate e enfrentamentos das grandes questões públicas nacionais. A UTFPR é parte da solução para muitos dos problemas da nossa sociedade", comenta o reitor Marcos Schiefler. Também participaram da visita o coordenador-geral de gestão da secretaria, Enoque Barros, o vice-reitor Heron dos Santos Lima e os pró-reitores da Universidade.

Atualmente, a UTFPR conta com política afirmativa para a inserção de estudantes pretos, pardos ou indígenas nos cursos de graduação. Instituída pela Lei Nº 12.711/2012, a lei de cotas determina que as instituições federais de ensino superior do país reservem 50% do total de suas vagas para alunos que cursaram o ensino médio completo em uma escola da rede pública, sendo 'pretos, pardos ou indígenas' uma das categorias do sistema.