Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Semana de Acessibilidade e Inclusão acontece de 21 a 25/09

Semana de Acessibilidade e Inclusão acontece de 21 a 25/09

Acesso ao Ensino

publicado: 17/09/2020 17h26 última modificação: 31/10/2022 09h49
Foto: Freepik

A UTFPR promove a Semana de Acessibilidade e Inclusão no formato digital, de 21 a 25 de setembro, em comemoração ao dia nacional de luta da pessoa com deficiência.

Ao longo da semana, vão ser transmitidos depoimentos de alunos com deficiência no Facebook e no Instagram da Comissão Central que trabalha a temática na Universidade. “O objetivo é mostrar as experiências exitosas de estudantes e reforçar que a deficiência não pode ser encarada pelo olhar da incapacidade, mas sim da funcionalidade”, afirma Luiz Renato da Rocha, coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Câmpus Cornélio Procópio.

A programação visa ampliar o diálogo, a sensibilização e a conscientização da comunidade acadêmica em relação ao assunto. “É necessário identificar as barreiras de acesso à educação impostas a esse público para encontrar formas de superá-las”, diz.

Também vai ser realizada a Live sobre ‘(D)eficiência no contexto da Educação Superior’, dentro do programa Conexão UTFPR, na terça-feira (22), às 14h, no Facebook Oficial e no Canal da UTFPR, no Youtube. É possível se inscrever pelo formulário. O evento conta com transmissão simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além disso,  acontece um debate no CineClube remoto no Google Meet sobre o filme ‘Black’ na quinta-feira (24), a partir das 20h. Os interessados devem se cadastrar antecipadamente pelo link. As vagas são limitadas e os detalhes vão ser divulgados por e-mail aos inscritos.

Conheça o currículo dos participantes do Conexão UTFPR

Camila Sudo (UTFPR) - Psicóloga, com especialização em Dinâmica de Grupos e mestrado em Análise do Comportamento. Atua desde 2010 junto aos núcleos de acompanhamento psicopedagógico e assistência estudantil e de ensino do Câmpus Londrina.

Carla Vilaronga (IFSP) - Pedagoga, mestre em Educação e doutoranda em Educação Especial. Desde 2015, é docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde realiza pesquisas sobre Formação de Professores  em Educação Especial e Ensino Colaborativo.

Luiz Henrique Wessling (UTFPR) - Acadêmico da Licenciatura em Informática do Câmpus Francisco Beltrão.

Vanderley Flor Da Rosa (UTFPR) - Graduado em Ciências (habilitação em Física) e em Processamento de Dados, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional e doutor em Educação. Docente do Câmpus Cornélio Procópio, está vinculado ao Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.

Luiz Renato (UTFPR) - mediador - Licenciado em Pedagogia e Matemática, possui especialização em Surdez: Libras e Educação Especial, mestrado e doutorado em Educação Especial. É tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa no Câmpus Cornélio Procópio.

Mais sobre
A UTFPR dispõe de um Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) em cada um dos 13 câmpus. As estruturas buscam prover recursos e serviços, de acordo com as necessidades individuais dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. O intuito é eliminar fatores que restringem ou impedem a participação plena e o desenvolvimento acadêmico e social, em condição de igualdade com as demais pessoas.