Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores têm até 23/06 para solicitar bolsas estudantis para viabilizar ações culturais

Edital Bipac 2023 foi lançado em maio e trouxe novidades nesta edição
publicado: 06/06/2023 17h08 última modificação: 06/06/2023 17h08
É possível propor um curso, oficina, evento, a criação de um produto artístico-cultural ou uma atividade de preservação do patrimônio artístico e cultural (Foto: Acervo do Campus Francisco Beltrão)

Os servidores da UTFPR têm até o dia 23 de junho para enviar propostas de ações e produtos culturais e concorrer a recursos do Edital de Bolsas de Incentivo à Produção Artística e Cultural (Bipac). Este ano o edital traz algumas novidades: a bolsa passou de R$ 500 para R$ 700 e o tempo do projeto de três para quatro meses. Além disso, é possível propor ações culturais, e não somente produtos artísticos.

Para concorrer às bolsas, o servidor da UTFPR precisa enviar uma proposta de ação artístico-cultural via formulário eletrônico até o dia 23. As ações podem ser um curso, oficina, evento, a criação de um produto artístico-cultural ou atividade de preservação do patrimônio artístico e cultural e devem se enquadrar em uma das seguintes categorias: música, artes cênicas, literatura, fotografia, patrimônio, museografia, artes visuais, folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais. Cada servidor pode submeter até duas propostas, podendo cada uma delas receber até duas bolsas, caso haja remanescentes.

O edital tem um valor orçamentário de R$ 196 mil para concessão de 70 bolsas de incentivo à produção artística e cultural. Cada uma delas tem o valor de R$ 700 com duração de quatro meses.

O servidor que se inscrever e for contemplado deverá orientar o bolsista e coordenar as ações culturais propostas. Para receber uma bolsa, o estudante deve estar regularmente matriculado nos cursos de graduação, técnicos ou na pós-graduação stricto sensu, cursando pelo menos uma disciplina na modalidade presencial.

As propostas enviadas passarão por avaliação de caráter eliminatório e classificatório por três pareceristas. Para isso, serão levados em consideração os seguintes critérios: análise da proposta (clareza na apresentação e compatibilidade entre objetivos, estratégia de realização e de difusão, público-alvo e resultado esperado), viabilidade de execução da proposta (objetivos, metodologia e resultados esperados compatíveis com o período de execução, potencial de execução e viabilidade técnica, ações de caráter longevo ou continuidade de ações artístico-culturais já existentes na UTFPR) e cronograma (detalhamento do cronograma e coerência com os objetivos propostos).

As bolsas disponíveis serão destinadas inicialmente às duas propostas com a maior pontuação de cada campus. Após, será considerada a ordem de classificação da nota final do edital, contemplando-se cada proposta aprovada com uma bolsa.

O resultado preliminar deve ser divulgado até 26 de julho, com período de interposição de recursos indo de 27 a 31 de julho. O resultado final está previsto para sair até 04 de agosto. O início da bolsa será no dia 15 de agosto e o encerramento, em 15 de dezembro.

BIPAC

O Programa Bipac é promovido pela Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitária, pela Diretoria de Extensão, pela Assessoria de Cultura e Comunicação e pela Comissão Central de Cultura e visa incentivar e fortalecer ações artístico-culturais por meio da concessão de bolsas para estudantes da UTFPR.

Em 2022, o programa recebeu 102 propostas, sendo 59 delas contempladas. O investimento total foi de R$ 148 mil para concessão de bolsas a 100 estudantes.