Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > Aberta pré-seleção de docentes para mobilidade na Itália

Aberta pré-seleção de docentes para mobilidade na Itália

Mobilidade internacional oferta duas vagas na Universidade de Roma de Sapienza
publicado: 04/03/2021 18h55 última modificação: 31/10/2022 09h58
Sede da Universidade de Roma de Sapienza, na Itália (Foto: Divulgação)

A UTFPR está com edital aberto para a pré-seleção de docentes para para mobilidade internacional na Universidade de Roma Sapienza (Itália). As inscrições ficam abertas até 7 de março.

Para concorrer, os professores precisam: pertencer ao quadro permanente dos programas de pós-graduação stricto sensu da UTFPR; não ter feito estágio pós-doutoral no exterior nos anos de 2019 e 2020; e ter domínio da língua inglesa ou italiana.

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível na página do Escritório de Relações Internacionais da UTFPR. No ato da inscrição, é preciso anexar os documentos comprobatórios. A seleção final dos candidatos ficará a cargo da instituição italiana.

Com duração de 12 dias, a mobilidade será realizada entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 ou entre fevereiro e julho de 2022. O programa prevê, ainda, auxílio financeiro no valor de € 160 por dia e uma ajuda de custo para a compra de passagens de ida e volta, de € 1.500.

Para mais informações, acesse o edital na íntegra.

Mais sobre

A Universidade de Roma de Sapienza é uma das sete parceiras italianas da UTFPR. O acordo prevê o intercâmbio de professores, estudantes e profissionais do quadro administrativo, o desenvolvimento de cursos e projetos de pesquisa conjuntos, a troca de informações e publicações científicas e a participação em eventos.

No total, são 115 instituições que possuem convênio firmado com a Diretoria de Relações Interinstitucionais, distribuídas em 15 países: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França e Holanda.