Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > Abertas inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Inovação

Abertas inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Inovação

Pibiti e Pivit

publicado: 01/07/2019 14h47 última modificação: 31/10/2022 09h52
Alunos e professor em  Laboratório do Câmpus Dois Vizinhos - Foto: Decom

Alunos e professor em Laboratório do Câmpus Dois Vizinhos - Foto: Decom

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Tecnológica e Inovação da UTFPR até a próxima sexta-feira (05). A iniciativa deve selecionar projetos de pesquisadores para orientação de alunos de graduação da UTFPR ou outras instituições de ensino superior, com recebimento de bolsa (Pibiti) ou na modalidade voluntariado (Pivit).

Podem participar pesquisadores doutores que são servidores ativos do quadro permanente, com regime de 40h ou em dedicação exclusiva, servidores aposentados e professores visitantes da UTFPR. Os interessados devem manter o currículo lattes atualizado e ter a produção científica e tecnológica divulgada nos principais veículos de comunicação da sua área, além de atender outros requisitos descritos em edital.

O pesquisador deve submeter apenas um projeto para concorrer a uma cota de bolsa e até quatro cotas de voluntariado, por meio da plataforma OPPX-UTFPR. Em trabalhos em equipe, o coordenador deve enviar o projeto e informar os membros e, assim, cada integrante deve submeter individualmente o mesmo documento.

Apenas recebem automaticamente uma cota de bolsa Pibiti, independentemente da submissão do projeto, os pesquisadores que se inscreverem e tiverem Bolsa Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DT), vigente em junho de 2019, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou da Fundação Araucária.

Os projetos vão ser pontuados de acordo com os critérios de Parcerias, Potencial de geração de Produtos ou Processos Inovadores, Diferencial Inovativo, Abrangência da inovação, Maturidade e Plano de Trabalho.

A análise das inscrições e a avaliação dos projetos estão previstas para ocorrer entre 8 e 15 de julho. Após as fases de resultado prévio e recursos, acontece a etapa de indicação de bolsistas e voluntários entre 17 e 22 do mesmo mês.

Os detalhes podem ser conferidos no edital conjunto, publicado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) e de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec).