Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > Coplad publica regulamento dos núcleos regionais de compras
conteúdo

Notícias

Coplad publica regulamento dos núcleos regionais de compras

Gestão Pública

Documento foi aprovado pelo colegiado no último mês de fevereiro
publicado: 19/03/2021 17h59 última modificação: 31/10/2022 09h58
Compras públicas na UTFPR serão gerenciadas por núcleos regionais (Imagem: Freepik)

Compras públicas na UTFPR serão gerenciadas por núcleos regionais (Imagem: Freepik)

Já está disponível o regulamento das atividades dos núcleos regionais de compras da UTFPR, documento  aprovado pelo Conselho de Planejamento e Administração da universidade no último mês de fevereiro.

O regulamento estabelece uma nova dinâmica de compras na instituição com a criação de núcleos regionais. A mudança ocorre após o Ministério da Economia determinar que todas as entidades da administração direta, autárquica e fundacional realizassem um redimensionamentos das suas Unidades de Administração de Serviços Gerais (UASG). 

Na UTFPR, ficaram estabelecidos cinco núcleos regionais: Centro (Câmpus Campo Mourão, Guarapuava e Ponta Grossa),  Leste (Câmpus Curitiba e Reitoria), Norte, (Câmpus Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina), Oeste (Câmpus Medianeira, Santa Helena e Toledo) e Sudoeste (Câmpus Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco). Cada núcleo contatará com um câmpus gerenciador (Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Medianeira e Pato Branco), exceto o Núcleo Leste, uma vez que o Câmpus Curitiba e a Reitoria tiveram suas UASG mantidas para compras.

Segundo o regulamento, os processos licitatórios, independentemente da modalidade, serão realizados por servidores de qualquer câmpus dos núcleos regionais, a partir do perfil e código do câmpus gerenciador do respectivo núcleo regional. A centralização em núcleos regionais será aplicada para aquisição de bens e serviços, mantendo-se a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contratual na Unidade Gestora de cada câmpus. Também estão preservadas  as autonomias administrativa, patrimonial e financeira dos câmpus da UTFPR.

Instituído pela Portaria 13.623/2019, do Ministério da Economia, o Plano de Centralização de Contratações Públicas visa à promoção de um paradigma de menor pulverização das contratações públicas, contribuindo para maior economia de escala, menores custos de pedido e incremento do potencial de controle institucional e social.