Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > Edital concede bolsas de apoio técnico à pesquisa para estudantes da graduação e da pós

Grupos de pesquisa

Poderão ser contemplados grupos de pesquisa nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes
publicado: 23/08/2021 15h20 última modificação: 31/10/2022 10h00
Inscrições estão abertas e podem ser feitas até 21 de setembro (Foto: Freepik)

Estão abertas até o dia 21 de setembro as inscrições para que grupos de pesquisa solicitem bolsas de apoio técnico à pesquisa destinadas a estudantes da graduação ou da pós-graduação da UTFPR. Podem concorrer às seis cotas de bolsas ofertadas em edital os grupos de pesquisa da Universidade atuantes nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

As bolsas disponíveis no Edital 11/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) - Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa nas Áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes terão um valor mensal de R$ 550,00 e serão distribuídas por um período de 12 meses, a partir de novembro. Os recursos são da própria PROPPG e somam um total de R$ 39.600,00.

A inscrição deve ser feita pelo coordenador da proposta, com envio de processo administrativo tipo “Pesquisa: Programas e Fomento” pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Devem ser incluídos no processo formulário de inscrição, carta de apresentação, formulário de pontuação da equipe avaliada, plano de trabalho e comprovante de certificação vigente do grupo de pesquisa no CNPq. Cada grupo poderá ser contemplado com no máximo uma cota de bolsa.

As solicitações serão analisadas por uma comissão designada pela PROPPG em duas etapas. A primeira, eliminatória, levará em conta a eligibilidade da proposta (item 3 do edital) e a entrega dos documentos solicitados no processo de inscrição (item 4 do edital). A segunda, classificatória, irá considerar os critérios de avaliação e pontuação presentes no edital.

As propostas serão classificadas de acordo com a soma das pontuações atribuídas, sendo contempladas as que obtiverem mais pontos. Além disso, será considerado o limite de uma cota de bolsa por campus da UTFPR, tomando-se como base o campus do coordenador da proposta. O resultado final do edital está previsto para ser divulgado no dia 1º de outubro.

Mais informações estão disponíveis na página do edital.