Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > Edital seleciona orientadores para programas de iniciação científica

Edital seleciona orientadores para programas de iniciação científica

Pibic e Pivic

publicado: 17/06/2019 09h03 última modificação: 31/10/2022 09h52
Professor e aluno em laboratório do Câmpus Pato Branco - Foto: Decom

Publicado o edital que seleciona pesquisadores para orientação em iniciação científica de estudantes de nível médio e da graduação, da UTFPR e de outras instituições de ensino. O prazo para inscrição abre nesta segunda-feira (17), às 14h, e se estende até o próximo dia 24.

Estão contemplados os programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF) e de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM). Também há, na modalidade de voluntariado, sem recebimento de bolsas, o Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Científica (Pivic).

A oportunidade está aberta a servidores ativos da UTFPR, em dedicação exclusiva ou 40h, servidores aposentados voluntários de pesquisa ou extensão e professores visitantes, de acordo com os respectivos regulamentos.

Os pesquisadores devem ter título de doutor e produção científica, divulgada nos principais veículos de comunicação da área de atuação. Além disso, devem manter o currículo lattes atualizado até o dia 19 e não ter pendências anteriores com a pró-reitoria (Proppg) ou a diretoria de pesquisa e pós-graduação (Dirppg).

A concessão de cotas de voluntários e de bolsas deve acontecer de acordo com a pontuação obtida, detalhada no Apêndice A. A classificação vai ser divulgada no dia 29 de junho, com prazo para recursos.

Após a divulgação do resultado final, entre 4 e 10 de julho, devem ser indicados os alunos para bolsa ou voluntariado, juntamente com o plano de trabalho, o termo de aceite de orientação, a declaração de matrícula e a declaração de não acúmulo de bolsas, por meio do Sistema OPPX-UTFPR.

Podem ser solicitados até quatro estudantes para o Pivic, cinco para o Pibic-EM e duas para as demais categorias (Pibic e/ou Pibic-AF). O prazo de vigência do vínculo nos programas é de 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020.

Retificação do edital

O edital possou nesta terça, dia 18, por uma retificação em seu conteúdo. As atualizações no documento detalham que os interessados devem, em uma única inscrição, indicar a área de conhecimento a ser avaliada, a quantidade e as modalidades de bolsas ou de voluntariado. Além disso, com a retificação, foi revogada a não aceitação de cancelamentos ou modificações de inscrições, sendo considerada a última enviada pelo Sistema OPPX-UTFPR. O prazo para vai até 24 junho.

Após a classificação dos candidatos, devem ser indicados os bolsistas e voluntários, junto com os respectivos projetos de atuação, podendo ser diferente para cada estudante. Essa relação deve ser divulgada no dia 29 de junho, com base na tabela do Apêndice A.  Este anexo também teve adicionado o item "Participação em outros comitês e comissões da DIRPPG/PROPPG em 2018".

Para mais informações, acesse o edital.