Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > Grupos de pesquisa podem se inscrever até 12/09 para concorrer a bolsas

Grupos de pesquisa podem se inscrever até 12/09 para concorrer a bolsas

Fomento

São disponibilizadas seis bolsas para as áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes
publicado: 03/08/2022 20h20 última modificação: 03/08/2022 20h22
Inscrições no edital estão abertas e devem ser feitas até 12 de setembro (Foto: Freepik)

Estão abertas até o dia 12 de setembro as inscrições do Edital PROPPG 13/2022 - Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes. Os grupos interessados em solicitar bolsas de apoio técnico à pesquisa, que serão destinadas a alunos de graduação ou de pós-graduação, devem estar certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Os recursos serão destinados a apoiar a execução de projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico da UTFPR.

São disponibilizadas no total seis bolsas com valor mensal de R$ 550,00 pelo período de um ano, podendo a concessão ser iniciada a partir de 1º de novembro. Só poderão ser bolsistas os alunos regularmente matriculados em curso de graduação ou de pós-graduação stricto sensu da Universidade.

As inscrições devem ser feitas via processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo coordenador da proposta, sendo este membro do grupo de pesquisa e servidor do quadro permanente de professores da UTFPR com regime de trabalho de dedicação exclusiva. A modalidade de processo para apresentação da proposta é do tipo “Pesquisa: Programas e Fomento”, ao qual precisa ser incluído os seguintes documentos: formulário de inscrição, carta de apresentação do grupo, formulário de pontuação da equipe do grupo de pesquisa, comprovante de certificação vigente no CNPq e plano de trabalho com descrição detalhadas das atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista e cronograma.

O processo no SEI para inscrição no edital deve ser encaminhado pelo coordenador da proposta à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) de seu campus. Cada grupo de pesquisa pode enviar apenas uma proposta, na qual poderá constar até dois planos de trabalho.

Na proposta, o coordenador deve indicar uma equipe de pesquisadores participantes do grupo de pesquisa. A equipe poderá ser composta por no mínimo dois e no máximo cinco doutores que tenham ingressado no grupo de pesquisa antes de 20 de junho deste ano.

Podem participar da equipe, além de professores com dedicação exclusiva, docente aposentado participante do Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista na UTFPR, professor visitante da Universidade e no máximo um pesquisador de outra instituição, com atividades de pesquisa aderentes à área predominante do grupo e que já tenha um histórico de colaboração com ao menos um dos integrantes do grupo.

O processo de seleção terá duas etapas. A primeira será eliminatória e levará em conta o atendimento dos critérios de elegibilidade para concorrer ao edital e a efetiva entrega dos documentos solicitados. A segunda etapa é classificatória e considera os critérios de avaliação e pontuação descritos no edital.

Para concessão do fomento, será considerado inicialmente o limite de uma bolsa por campus da UTFPR, levando-se em conta a lotação do coordenador da proposta. A divulgação dos resultados preliminares está prevista para 20 de setembro, com interposição de recursos entre 21 e 23 de setembro. O resultado final será publicado até 28 de setembro. A indicação do bolsista pelos coordenadores das propostas aprovadas deve ser feita entre 01 e 17 de outubro.

Mais informações estão disponíveis no edital do Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes.