Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > Inscrições abertas ao Programa de Voluntariado em Iniciação Científica e Tecnológica

PIVIC e PIVITI

Pesquisadores podem se candidatar até 23 de julho para a 2ª etapa
publicado: 16/07/2021 10h37 última modificação: 31/10/2022 09h59

Nesta segunda-feira, dia 12, foi publicado o edital da segunda etapa do Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica (Pivic) e Tecnológica & Inovação (Piviti) da UTFPR. O objetivo é selecionar pesquisadores para orientação de alunos de graduação.

As inscrições são realizadas por meio do Sistema OPPX-UTFPR até as 17h do dia 23 de julho. Neste período, basta selecionar a modalidade, com até quatro cotas, preencher a área de conhecimento a ser analisada e atribuir o projeto em que o estudante deve atuar.

Os interessados devem ser docentes ativos do quadro permanente, com dedicação exclusiva ou de 40 horas, professores visitantes ou aposentados da Universidade, sem pendências com a Pró-reitoria (PROPPG) ou Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG).

São requisitos ter:
- Titulação de doutorado ou de mestrado, vinculado a um grupo de pesquisa homologado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
- Produção científica, divulgada nos principais veículos da área, e que resulte em um mínimo de 30 pontos;
- Currículo Lattes atualizado.

Além disso, os pesquisadores contemplados devem cumprir as seguintes obrigações:
- Escolher a cota indicada no edital;
- Encaminhar a documentação exigida encaminhada pelo Sistema OPPX-UTFPR;
- Indicar o candidato compatível com as atividades, após contemplação;
- Enviar os relatórios listados;
- Participar da organização do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (Sicite 2022), sempre que solicitado pela PROPPG/DIRPPG e comissão organizadora;
- Incluir o apoio da UTFPR e o nome do estudante como coautor em publicações científicas, quando há participação efetiva, colaboração e/ou execução deste;
- Realizar a orientação, sem transferi-la para outro pesquisador;
- Seguir as indicações do edital para casos de afastamento, substituição, cancelamento ou suspensão.

No edital, é possível conferir o cronograma completo e as condições mais detalhadas para o pesquisador e os discentes a serem indicados.