Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > Prazo para solicitar bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica vai até 12 de maio

2023-2024

Editais estão abertos para Pibic, Pibic-AF, Pibic-EM e Pibit
publicado: 14/04/2023 10h57 última modificação: 10/05/2023 16h20
Foto: Freepik

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) divulgou editais para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC – AF), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC - EM), e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBIT).

As inscrições desses editais vão até o dia 12 de maio e a duração das bolsas será de 12 meses. Os pesquisadores serão selecionados para a orientação de estudantes da graduação da UTFPR, Instituições de Ensino Superior parceiras ou estudantes de escolas públicas ou privadas de Ensino Médio, dependendo do edital de cada programa.

Podem participar servidores docentes ativos do quadro permanente com regime de dedicação exclusiva, docentes aposentados do Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador(a) ou Extensionista, ou de Professor Visitante.

Para o Pibic-EM, é exigido o título de mestrado ou doutorado e, nos demais programas, o de doutorado. Em todas as categorias, o projeto deve estar homologado, com reconhecimento institucional e/ou do órgão de fomento.

Para participar, os candidatos devem realizar inscrição no Sistema de Homologação de Projetos (SISPEQ). O resultado preliminar será divulgado em 24 de maio.

Outras informações estão disponíveis nos editais específicos para cada programa: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC – AF); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC - EM) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBIT).

*Erramos: as inscrições ficam abertas até 12 de maio e não até 13 de maio, como informado na edição original do texto. Pedimos desculpas pelo erro.