Notícias
UTFPR dará início a experiência piloto do Programa de Gestão e Desempenho
Gestão de Pessoas
Durante este mês de setembro terão início os trabalhos da Comissão responsável pela a experiência-piloto de implantação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da UTFPR. Durante três meses, setores definidos pela Comissão Central de Implantação e Acompanhamento do Programa participarão do projeto.
Os setores que estarão na fase piloto serão as Pró-Reitorias de Planejamento e Administração (Proplad), e de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), as Diretorias de Gestão de Pessoas (Dirgep), e de Gestão da Tecnologia da Informação (Dirgti), do Escritório de Processos (Eproc) e da Auditoria Interna (Audin). O cronograma das atividades será divulgado em breve pela Comissão.
Regulado pelo Decreto nº 11.072/2022 e pela Instrução Normativa nº 65/2020 do Ministério da Economia, o PGD exigirá do servidor o planejamento das atividades que irão integrar sua jornada de trabalho, bem como a comprovação de sua execução sob a forma de entregas, a serem acompanhadas e avaliadas pela sua chefia imediata. Com isso, o programa substitui o controle de frequência dos agentes públicos (o famoso “bater ponto”) por uma gestão de pessoas baseada em resultados.
O PGD oferece ainda a possibilidade de o participante realizar ao menos parte de suas atividades laborais fora das dependências da instituição, desde que possua a estrutura física e tecnológica necessárias.
Todos os resultados obtidos com a experiência-piloto permitirão corrigir e adequar a normativa à realidade da instituição e compor a proposta de regulamento do programa para apreciação do Conselho Universitário (Couni).