Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > UTFPR disponibiliza chat institucional aos servidores

UTFPR disponibiliza chat institucional aos servidores

ChaUT

Ferramenta permite maior integração das equipes e mais agilidade nas comunicações internas
publicado: 16/07/2021 12h19 última modificação: 31/10/2022 09h59
ChaUT está disponível apenas para os servidores da UTFPR (Foto: Freepik)

Os servidores da UTFPR têm à disposição mais uma solução de TI desde o início de julho. O ChaUT é um serviço institucional de mensagens instantâneas que possibilita a comunicação rápida e direta entre todos os docentes e técnicos-administrativos da Universidade Tecnológica, podendo ser acessado pelo navegador ou via aplicativo para desktop ou celular. Para começar a usar, basta fazer o login na ferramenta utilizando o mesmo usuário e senha do e-mail institucional.

A adoção do ChaUT teve início como projeto piloto em junho e, até o momento, já são 214 servidores da UTFPR usando o chat e mais de 14 mil mensagens enviadas. Como foi escolhida a plataforma de código aberto Zulip, não houve custos para a Universidade na implantação. Além de não exigir investimento financeiro, a ferramenta utilizada é segura, pois toda a comunicação entre clientes e servidor é criptografada e o acesso é realizado mediante autenticação por usuário e senha. Com isso, as mensagens trocadas ficam disponíveis apenas aos participantes da conversa.

De acordo com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIRGTI), a implantação do ChaUT está diretamente ligada com o trabalho remoto, adotado de forma preferencial na UTFPR desde o início da pandemia de Covid-19. “A Universidade já teve outro projeto piloto de chat, mas que não teve muito engajamento devido a fatores como a cultura do trabalho presencial”, explica o diretor Peter Frank Perroni. Com o distanciamento exigido pela pandemia, muitos servidores passaram a utilizar serviços de chat pessoal, como WhatsApp e Telegram, para agilizar a comunicação entre as equipes dos setores. “Mas esses serviços dificultam o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Como a previsão é que as mensagens instantâneas continuarão a ser amplamente utilizadas mesmo após o retorno presencial, a DIRGTI optou por disponibilizar o chat institucional”, complementa Peter.

Os benefícios da ferramenta, segundo a DIRGTI, são diversos: propicia a integração de equipes durante o trabalho remoto e de servidores de diferentes campi, permite a criação de canais (uma espécie de grupo do WhatsApp) e, neles, a divisão do conteúdo em assuntos e possibilita formatações de texto mais elaboradas, além do uso dos indispensáveis GIFs e emojis. É possível, por exemplo, criar tabelas e pesquisas nas conversas. "Além do ganho de agilidade nas comunicações internas, este serviço possibilita também a integração livre e espontânea tanto entre os membros das equipes como entre todos os servidores da UTFPR, ajudando assim a manter forte o sentimento de pertencimento e unidade que acompanha esta instituição”, afirma o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação sobre a importância do ChaUT.

Saiba o que fazer para começar a usar o ChaUT

Há três formas de utilizar o ChaUT: pelo navegador no endereço chat.utfpr.edu.br, baixando o aplicativo para desktop (há versões para Windows, Linux e MAC) ou o aplicativo para celular (busque por zulip na loja de aplicativos no seu dispositivo ou baixe gratuitamente a versão para Android e para iOS). Quem optar pelos aplicativos precisa abrir o chat no endereço chat.utfpr.edu.br.

Após acessar a ferramenta, é necessário fazer o login com seu usuário e senha do e-mail institucional. Pronto, agora basta conversar!

Para obter mais informações sobre os recursos mais utilizados do chat, confira o Ajuda UTFPR ou a área de ajuda da plataforma Zulip (conteúdo em inglês).

Todas as entrevistas realizadas para a produção desta notícia foram feitas no ChaUT.