Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > UTFPR disponibiliza Matlab para comunidade interna

UTFPR disponibiliza Matlab para comunidade interna

Software

Lançamento foi realizado em live nesta terça-feira
publicado: 18/05/2021 16h56 última modificação: 31/10/2022 09h59
Download gratuito já pode ser feito por alunos e servidores (Foto: Freepik)

A partir deste mês de maio, alunos e servidores da UTFPR podem fazer o download gratuito do programa Matlab, incluindo o Simulink. O lançamento oficial da assinatura do software foi realizado nesta terça-feira, dia 18, em transmissão nos canais oficiais da Universidade no Facebook e no YouTube.

A plataforma permite a realização de cálculos, simulações e programação em um ambiente interativo, com alta capacidade de processamento. “É uma ferramenta que pode mudar a maneira de trabalhar em laboratório e de fazer projetos e pesquisa em nossos cursos, tanto nas áreas de exatas quanto em outras, como agrárias, administração e arquitetura”, afirma o pró-reitor adjunto de graduação, Guilherme Schneider.

A aquisição das licenças visa atender a demanda dos 13 câmpus da instituição. “Ao todo, estima-se que podem ser contemplados 24 mil discentes de graduação e pós-graduação de engenharia, matemática, física, gestão e finanças. Outras áreas, que englobam cerca de 10 mil estudantes, e mais 2 mil servidores também podem beneficiados”, conclui.

No total, foram investidos $ 57 mil para a aquisição das licenças, que ficam disponíveis por um período de 12 meses, com a possibilidade de renovação do contrato.

Download gratuito
Basta entrar no link da plataforma e clicar em “Sign in to get started”. Depois, inserir o seu e-mail institucional da UTFPR e fazer a instalação. Na gravação da live de lançamento, dá pra conferir as orientações de acesso, as aplicações  e informações sobre cursos gratuitos para iniciantes e profissionais.

Outros serviços de Tecnologia
Mais ferramentas institucionais podem ser acessadas pela comunidade interna. Para consultar quais estão disponíveis, acesse a página de Alunos e a de Servidores.