Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Servidores > UTFPR seleciona propostas de recursos educacionais abertos

UTFPR seleciona propostas de recursos educacionais abertos

Graduação

65 cotas de bolsa vão ser disponibilizadas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais
publicado: 02/02/2021 15h54 última modificação: 31/10/2022 09h58
Docente acessa edital de recursos educacionais abertos | Foto: Janoon by Freepik

A partir desta quarta-feira (3), começa o período para submissões de propostas de professores da UTFPR para a produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs). As inscrições são realizadas até 12 de fevereiro em formulário digital.

A seleção permite a obtenção de bolsas para que alunos bolsistas ajudem no desenvolvimento de materiais de ensino e aprendizagem. Ao todo, estão disponíveis 65 cotas para concessão nas áreas de: Meio Ambiente (5); Ciclo de Humanidades/ Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (9); Matemática (30); Física (14), Química e Biologia (7). O valor da bolsa corresponde a três parcelas mensais de R$ 600, com um total de R$ 1.800, entre abril e junho.

A proposição pode ser feita em diferentes formatos, incluindo: aplicativos móveis, objetos de aprendizagem, jogos digitais, apostilas digitais, bancos interativos de questões, e-books, obras interativas, simulações, softwares educacionais, videoaulas, podcasts e cursos em salas virtuais de aprendizagem, no Moodle da Universidade, no Google Classroom institucional ou na modalidade livre pela plataforma Massive Open Online Courses (MOOCs).

Podem concorrer docentes vinculados à graduação, com efetivo exercício há, pelo menos, dois semestres letivos na Universidade. Os interessados devem utilizar o modelo disponibilizado (Apêndice III). A classificação segue os critérios da ficha de avaliação (Apêndice V) e o cronograma (Apêndice II). O resultado preliminar está previsto para ser divulgado até 26 de fevereiro.

Acesse o edital 38/2020 na íntegra para saber mais.

Sobre os Recursos Educacionais Abertos
A iniciativa é promovida pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UTFPR. O objetivo é apoiar a elaboração de materiais didáticos digitais, de domínio público e com uma licença aberta para uso, acesso, adaptação e redistribuição. Os recursos devem servir de apoio às atividades docentes e facilitar a aprendizagem dos discentes, nas modalidades presencial, a distância ou misto. O investimento da Universidade para esta edição é de R$ 170 mil.