Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Sistema Helios Voting incorpora mudança proposta pela UTFPR

Sistema Helios Voting incorpora mudança proposta pela UTFPR

Votação Remota

publicado: 18/08/2020 18h08 última modificação: 31/10/2022 09h51
Votação remota foi realizada pela primeira vez na UTFPR (Foto: Freepik)

A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação da UTFPR (DIRGTI) foi oficialmente comunicada que o desenvolvedor do sistema Helios Voting, utilizado na eleição para reitor, incorporou no domingo (16) a correção do software a partir das contribuições da equipe técnica da Universidade.

O sistema de votação havia apresentado falha em parte das urnas no momento da apuração dos votos. "A função de congelamento das cédulas (freeze) fazia uma consulta no banco de dados para cada apurador cadastrado no sistema. Por um comportamento do programa (framework DJango), essa consulta trazia, em algumas situações, o registro incorreto do apurador. A correção foi realizada para garantir o retorno correto desses dados", explica José Gonçalves Júnior, da equipe técnica do Colégio Eleitoral da UTFPR.

O erro foi identificado a partir do "depuramento do código" e da análise das consultas no banco de dados, procedimentos realizados com a restauração do servidor no momento anterior ao congelamento das cédulas. Para garantir a lisura do processo, uma cópia do sistema congelado ficou sob guarda da Polícia Federal - backup utilizado na apuração após a equipe técnica descobrir a solução para o erro do software.

Segundo José Júnior, a correção incorporada pelo desenvolvedor evitará que erro semelhante ao constato nas urnas 1 a 19 da consulta 2020 para reitor da UTFPR ocorra em outras votações. O Helios Voting é um sistema com código fonte aberto usado em consultas e votações em diversas universidade do mundo e que permite auditoria por parte da comunidade interna e órgãos externos. O uso do software de votação na UTFPR foi aprovado pelo Conselho Universitário.