Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Aberta a pré-seleção para bolsa de intercâmbio na Alemanha

Aberta a pré-seleção para bolsa de intercâmbio na Alemanha

Mobilidade

Oferta é para a Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim
publicado: 24/02/2021 18h05 última modificação: 31/10/2022 10h07
Fachada da universidade alemã (Foto: divulgação)

Se você é um dos alunos que sonha em estudar em outro país, vem conferir essa oportunidade que a UTFPR tem para você. ;)

Está aberto o processo de pré-seleção para mobilidade internacional na Universidade de Ciência Aplicadas de Mannheim (Alemanha), com direito a bolsa da Fundação Baden-Württemberg. As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro, preenchendo o formulário on-line no site da UTFPR.

A bolsa corresponde a um valor mensal entre € 700 e € 800, para auxiliar a estadia do estudante no país durante o intercâmbio.

O programa é para  alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharias de Computação, Elétrica, Eletrônica e Mecatrônica, Sistemas de Informação e Sistemas de Telecomunicações.

E aí, se interessou? Para participar, é necessário estar matriculado no mínimo em período correspondente à metade do curso, possuir coeficiente de rendimento absoluto (CRA) superior a 0,65. Também deve ser comprovada a proficiência em alemão no nível B1, B2, C1 ou C2, por meio de teste oficial ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Antes da inscrição, vale checar o perfil dos cursos oferecidos. Isso pode ser feito pela página de cada curso, nos links disponíveis no item 2 do edital.

O resultado preliminar da pré-seleção será publicado no dia 1º de março. O resultado final no dia 4 do mesmo mês.

Para mais informações, acesse o edital na íntegra ou a página Internacional. Boa sorte! 🍀

Mais sobre

A Universidade Mannheim é uma das nove parceiras alemãs da UTFPR. Com vigência até 2026, o acordo prevê o intercâmbio de professores e estudantes e o desenvolvimento de cursos e projetos de pesquisa conjuntos.

No total, são 115 instituições que possuem convênio firmado com a Diretoria de Relações Interinstitucionais, nos países: Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Suécia, Turquia e Ucrânia.

Outras novidades na página Tamojunto.