Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Aberta disciplina de Francês para Dupla Diplomação em Engenharia

Aberta disciplina de Francês para Dupla Diplomação em Engenharia

Mobilidade Internacional

Iniciativa busca capacitar alunos com nível básico do idioma
publicado: 07/06/2021 08h45 última modificação: 31/10/2022 10h09
Inscrições vão até 15 de junho (foto: Freepik editada)

✈ Quer obter Dupla Diplomação (DD) em Engenharia na França?

Então, se liga na seleção para estudar Francês para Fins Acadêmicos. Esta disciplina é o primeiro passo para conseguir a proficiência mínima exigida nestes programas de mobilidade.

Quem tiver a nota mínima nesta matéria, vai ser qualificado para a próxima fase. No total, estão previstas três etapas de aprendizagem. Se você tiver a média maior que ‘7’ em todo o processo, vai ter direito ao certificado equivalente ao nível B1 da língua.

A ideia é preparar os alunos da UTFPR, com o ensino voltado para a abordagem e o vocabulário utilizado nas instituições parceiras. “Muitos aprendem o idioma em cursinhos e têm o nível de conversação. Mas não estão focados na questão acadêmica e, por isso, não conseguem se enquadrar para as provas de DD”, explica Natasha da Silva, assessora de programas internacionais da Universidade.

A oportunidade é para estudantes do 2º, 3º ou 4º período, que não tenham conflito na grade de horários.  Para isso, é preciso ser estar em um dos 41 cursos da UTFPR, listados em edital, dos campi: Apucarana (AP), Campo Mourão (CM), Cornélio Procópio (CP), Curitiba (CT), Dois Vizinhos (DV), Francisco Beltrão (FB), Guarapuava (GP), Londrina (LD), Medianeira (MD),
Pato Branco (PB), Ponta Grossa (PG) e Santa Helena (SH) e Toledo (TD).

⭐ Cursos participantes

Engenharia Ambiental – CM | FB | LD | MD
Engenharia de Alimentos – CM | FB | MD
Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia – DV | PG | TD
Engenharia de Computação – AP | CP | CT | PB | TD
Engenharia de Controle e Automação – CP | CT
Engenharia de Materiais - LD
Engenharia de Produção - LD | MD | PG
Engenharia Elétrica – AP | CT | MD | PB | PG
Engenharia Eletrônica – CM | CP | CT | TD
Engenharia Mecânica – CP | CT | GP | LD | PB | PG
Engenharia Química – AP | CM | FB | LD | PG

⭐ Turmas ofertadas

São ofertadas duas turmas no semestre 2021.1, com carga total de 60 horas, com atividades síncronas e assíncronas, por meio das plataformas digitais Moodle e Google Classroom. São 15 vagas para cada uma das opções:
- TS01:  segundas e quartas, das 15h50 às 17h30, com início dia 21
- TS02: terças e quintas, das 10h20 às 12h, com início dia 22

As inscrições podem ser feitas até 15 de junho, preenchendo o formulário on-line
Para mais informações, confira o edital na íntegra.

🌎 Mais sobre programas de dupla diplomação da UTFPR

dupla diplomação é o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras conveniadas, seguindo um Plano de Estudos previamente acordado entre as coordenações de curso, para então receber dois diplomas, de ambas as instituições.

Atualmente, a UTFPR possui acordos de dupla diplomação assinados com 16 instituições da Argentina, da França, da Itália, de Portugal e do Reino Unido.