Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Aberta pré-seleção para 58 vagas em mobilidade internacional

Aberta pré-seleção para 58 vagas em mobilidade internacional

Estude em 22 instituições estrangeiras parceiras
publicado: 08/04/2022 10h23 última modificação: 31/10/2022 10h10
Programa permite isenção de taxas acadêmicas nas instituições estrangeiras conveniadas (foto: Freepik editada por Decom)

A UTFPR realiza uma pré-seleção de 58 estudantes da graduação para mobilidade internacional, no segundo semestre deste ano. A oportunidade permite estudar por um tempo nas instituições parceiras no exterior e depois voltar para concluir o curso na UTFPR. As opções são para conveniadas na Alemanha, na Bélgica, na Coreia do Sul, no Equador, na Espanha, na França, na Itália, no Japão, nos Países Baixos, na Polônia e em Portugal.

O acordo de cooperação possibilita isenção das taxas acadêmicas referente aos créditos a serem cursados, mas não de outros gastos. Então, como não há oferta de bolsas ou auxílios para esta modalidade, vale fazer um planejamento financeiro. Antes de qualquer coisa, veja se tem como arcar com custos com emissão de passaporte, requerimento de visto, contratação de seguro saúde, passagens, moradia, alimentação, entre outros.

Para participar, é preciso estar com a matrícula regular em período correspondente a, pelo menos, metade do curso, com coeficiente de rendimento absoluto de 0,65 ou mais. Também precisa comprovar proficiência no idioma.

As inscrições vão até 17 de abril pelo formulário on-line. Caso tenha dúvidas, já entre em contato com a Diretoria ou o Departamento de Relações Interinstitucionais (Dirinter/Derint).

Fique atento os requisitos do edital para cada vaga.

Alemanha
Hochschule Bonn-Rhein-Sieg - 1 vaga