Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Aberta pré-seleção para 62 vagas em mobilidade internacional

Aberta pré-seleção para 62 vagas em mobilidade internacional

Intercâmbio

Alunos da UTFPR poderão estudar em instituições universitárias parceiras de 11 países
publicado: 16/09/2022 18h19 última modificação: 16/09/2022 18h19
Mobilidade Estudantil Internacional está com pré-inscrições abertas até 25 de setembro (Imagem: Decom)

Estão abertas até 25 de setembro as inscrições da pré-seleção para Mobilidade Estudantil Internacional (MEI), com afastamento no primeiro semestre de 2023. Ao todo, são 62 vagas para estudar em 23 instituições parceiras no exterior durante até um ano acadêmico, retornando em seguida para a UTFPR para concluir o curso. Há oportunidades em 11 países: Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Polônia e Portugal.

O acordo de cooperação possibilita isenção das taxas acadêmicas referentes aos créditos a serem cursados, mas não de outros gastos. Então, como não há oferta de bolsas ou auxílios para esta modalidade, vale fazer um planejamento financeiro. Antes de qualquer coisa, veja se tem como arcar com eventuais taxas administrativas cobradas pelas instituições e com os custos com emissão de passaporte, requerimento de visto, contratação de seguro saúde, passagens, moradia, alimentação, entre outros.

Para participar, é preciso estar com a matrícula regular em período correspondente a, pelo menos, metade do curso, com coeficiente de rendimento absoluto igual ou superior a 0,65. Também é necessário comprovar proficiência no idioma do país receptor, com exceção de Portugal.

E aí? Vai querer concorrer a uma das 62 vagas disponíveis? Então não se esqueça que as inscrições seguem abertas somente até 25 de setembro, devendo ser feitas via formulário on-line. Caso tenha dúvidas, já entre em contato com a Diretoria ou o Departamento de Relações Interinstitucionais (Dirinter/Derint).

Fique atento aos requisitos do edital para cada vaga.

Alemanha
Hochschule Bonn-Rhein-Sieg - 1 vaga