Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Aberta seleção de alunos de pós-graduação para disciplina Indústria 4.0

Aberta seleção de alunos de pós-graduação para disciplina Indústria 4.0

Programa Cocriação

Oportunidade é para desenvolver projetos em parceria com empresas
publicado: 10/06/2021 14h52 última modificação: 31/10/2022 10h09
Mestrandos e doutorandos de diferentes cursos criam soluções reais (Foto: Freepik editada)

Até 30 de junho, acontecem as inscrições para a disciplina Indústria 4.0, ofertada em modo remoto pelo Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção do campus Ponta Grossa. O edital foi publicado para selecionar estudantes de outros cursos Stricto Sensu da UTFPR que queiram participar.

A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Cocriação para desenvolver soluções para propostas apresentadas por empresas e organizações parceiras. Os trabalhos vão ser feitos por equipes multidisciplinares, junto a professores da Universidade e da indústria, de diferentes países e áreas de atuação.

As aulas vão ser teóricas e práticas, ministradas em português. Só o material de pesquisa é que deve ser elaborado em inglês como, por exemplo, artigos científicos.

👍 Requisitos

Para se candidatar, é preciso:
-        Estar matriculado em programa de pós-graduação da UTFPR
-        Não ultrapassar o período total para fazer o curso, com, no mínimo, 12 meses restantes para integralização de créditos e defesa da dissertação ou tese
-        Não ter sido selecionado anteriormente para cursar uma disciplina do Programa Cocriação, em curso de graduação, mestrado ou doutorado
-        Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 7
-        Não ter reprovação por frequência e/ou nota no histórico
-        Apresentar comprovante de proficiência na língua inglesa

📧 Inscrições

É só enviar o e-mail para a coordenação do seu Programa de Pós-graduação, com o assunto “Inscrição Edital 22/2021-Cocriação – Nome do candidato”, e anexar a documentação exigida em edital. Confira a lista completa a seguir:
-        Formulário de inscrição (Anexo I)
-        Requerimento de matrícula (Anexo II)
-        Carta de indicação do orientador(a)
-        Comprovante de proficiência em língua inglês, de acordo com o exigido pelo programa de pós-graduação
-        Histórico escolar do curso atualizado e na íntegra, em formato PDF, obtido no Portal do Aluno
-        Curriculum vitae, atualizado nos últimos 6 meses, da Plataforma Lattes
-        Comprovantes de desempenho acadêmico

✅ Seleção

São disponibilizadas 11 vagas, uma para cada campus com programa de pós-graduação, de acordo com a ordem de pontuação. Podem ser classificados até dois participantes excedentes ao limite, para compor lista de espera, caso tenha desistência ou cancelamento.

A análise preliminar vai ser divulgada 16 de julho pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do seu câmpus, com possibilidade de interposição de recursos até 19 de julho. No dia 21 do mesmo mês, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) publica o resultado do processo.

Para mais informações, consulte o edital na íntegra.

Mais sobre

O Programa de Cocriação inclui a oferta de disciplinas para alunos de graduação ou mestrado e doutorado, podendo ser de cursos distintos de qualquer um dos 13 campi. A ideia é desenvolver projetos reais aplicados no ambiente empresarial ou social, no intuito de introduzir novas metodologias de ensino.