Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Aberta seleção de doutorandos para estudo na Itália com bolsa

Aberta seleção de doutorandos para estudo na Itália com bolsa

Oportunidade

2 vagas abertas para mobilidade internacional na Universidade de Roma de Sapienza
publicado: 03/03/2021 09h31 última modificação: 31/10/2022 10h07
Oportunidade oferece bolsa em euros mais auxílio para passagens

Você pode ser um dos alunos do doutorado da UTFPR a estudar na Universidade de Roma Sapienza, na Itália.

A oportunidade é para um semestre letivo, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022; ou entre fevereiro e julho de 2022. O programa prevê uma bolsa mensal no valor de € 850 e uma ajuda de custo para a compra de passagens de ida e volta, de € 1.500.

Se liga dos requisitos:
- Estar matriculado no curso de doutorado da UTFPR
- Ter cumprido todos os créditos obrigatórios em disciplinas
- Dispor de prazo de conclusão para incluir o período de mobilidade
- Possuir coeficiente de rendimento igual ou maior a 7
- Comprovar proficiência em italiano ou inglês, nos níveis B2, C1 e C2, por meio de teste oficial ou escola com referêcia ao quadro comum europeu de referência para línguas.

Se atender todos os critérios, inscreva-se até 7 de março pelo formulário eletrônico. Não se esqueça de anexar a tabela com a lista de publicações, orienta de 2018 a 2021 e o comprovante de domínio dos idiomas.

A classificação considera o desempenho dos alunos e, para desempate, a renda familiar, o curso integral do ensino médio em escolas públicas, a autodeclaração como preto, pardo ou indígena ou a apresentação de deficiência.

No dia 9 de março sai o resultado preliminar. Os pré-selecionados vão receber da instituição italiana as credenciais para acesso à plataforma on-line de candidatura. Aí, são oito dias para enviar: o currículo vitae; a indicação do curso de doutorado de interesse em Sapienza; a carta de motivação, incluindo projeto de pesquisa detalhado; lista de publicações; e carta de recomendação de um docente.

Após a decisão de recusa ou aceite do estudante, a universidade de Roma comunica a UTFPR e os candidatos até abril deste ano em relação à bolsa.

Acesse o edital na íntegra para saber mais!

In bocca al lupo! 😉

Mais sobre
Neste mesmo processo, são ofertadas mais duas vagas para professores do quadro permanente dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da UTFPR.

A Universidade de Roma de Sapienza é uma das sete parceiras italianas da UTFPR. O acordo prevê o intercâmbio de professores, estudantes e profissionais do quadro administrativo, o desenvolvimento de cursos e projetos de pesquisa conjuntos, a troca de informações e publicações científicas e a participação em eventos.

No total, são 115 instituições que possuem convênio firmado com a Diretoria de Relações Interinstitucionais, nos países: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda,