Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Abertas 140 vagas para Industry 4.0 e Engineering Design em 2021.2

Abertas 140 vagas para Industry 4.0 e Engineering Design em 2021.2

Disciplinas multidisciplinares

Oferta on-line é aberta para estudantes de todos os cursos da UTFPR
publicado: 30/08/2021 11h41 última modificação: 31/10/2022 10h09
Estudantes dos 13 campi podem participar (Foto: Freepik editada por Decom)

Quer trabalhar junto com estudantes de outros cursos da UTFPR e ainda criar projetos para empresas e organizações sociais? Você pode fazer a matrícula em duas disciplinas, ofertadas remotamente no período 2021.2.

Cada uma tem um total de 70 vagas, sendo 20 reservadas a alunos do Campus Ponta Grossa, e outras 50 para os demais discentes da Universidade. A carga horária de ambas é de 120 horas, sendo oito aulas por semana, com a metodologia de sala de aula invertida.

A ideia é identificar problemas ou oportunidades em casos reais, para propor soluções, alternativas e projetos inovadores. As disciplinas são ministradas em português, mas é necessário desenvolver e apresentar os trabalhos na língua inglesa.

Se não estiverem em sua matriz curricular e não tenham equivalência cadastrada, as matérias vão se enquadrar como enriquecimento curricular.

Todas as regras estão no edital. Confira os principais detalhes do documento a seguir.

📑 Requisitos

a) Ter matrícula regular em uma das graduações da UTFPR
b) Estar no momento da inscrição:
   - Bacharelado: entre 5º e 8º período
   - Engenharia: entre 6º e 10º período
   - Licenciaturas: entre 4º e 6º período
   - Tecnologia:  entre 4º e 6º período
c) Ter coeficiente de rendimento normalizado igual ou superior a 0,4

📖 Disciplinas

Engineering Design Process
   - Código: ENG01B
   - Encontros síncronos: segundas-feiras, das 18h40 até 20h20 (2N1, 2N2)
   - Ementa: diagnóstico; definição, medição e análise do problema; proposta de melhorias; e controle de projetos
Industry 4.0
   - Código: ENG01C
   - Encontros síncronos: terças-feiras, das 18h40 até 21h10 (3N1, 3N2, 3N3)
   - Ementa: IV Revolução Industrial;. Impulsionadores físicos, digitais e biológicos e piloto para a indústria 4.0

💻 Inscrição

Dá pra fazer uma ou duas disciplinas. Para isso, são duas etapas:
a) Participe de uma das reuniões virtuais
Veja as opções de datas e horários a seguir e clique para salvar o link de acesso.
   - Encontro 1: 1/09, das 14h às 15h
   - Encontro 2: 2/09, das 18h40 às 19h40
   - Encontro 3: 6/09, das 14h às 15h
   - Encontro 4: 08/09, das 18h40 às 19h40
b) Enviar para mei-u-pg@utfpr.edu.br ou pela Plataforma Digital até 13 de setembro:
   - Vídeo de 3 minutos para apresentar suas habilidades e as atividades que desenvolve dentro e fora da UTFPR
   - Link do currículo do Linkedln, junto com a ficha de pontuação (anexo III)
   - Requerimento de matrícula preenchido e assinado (anexo IV)
   - Histórico Escolar atualizado em formato PDF, emitido pelo Portal do Aluno, com todas as informações na íntegra

📅 Processo

A classificação preliminar vai ser divulgada no dia 17 de setembro, de acordo com a ordem decrescente de pontuação, de acordo com os critérios do anexo II. Até a data seguinte, vai ser possível encaminhar recurso. O resultado da seleção vai sair até 21 de setembro.

🔸 Mais sobre

O Programa de Cocriação inclui a oferta de disciplinas para alunos de graduação ou mestrado e doutorado, podendo ser de cursos distintos de qualquer um dos 13 campi. A ideia é desenvolver projetos reais aplicados no ambiente empresarial ou social, no intuito de introduzir novas metodologias de ensino.