Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Pré-seleção aberta para Mobilidade Estudantil Internacional

Pré-seleção aberta para Mobilidade Estudantil Internacional

Intercâmbio

publicado: 13/04/2020 11h31 última modificação: 31/10/2022 10h05
Mobilidade Estudantil Internacional está com pré-inscrições abertas (Imagem: Decom)

Se você sempre sonhou em realizar um intercâmbio e estudar fora do país, atenção!

A UTFPR está pré-selecionando alunos da graduação para participar do programa Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) no segundo semestre de 2020. As inscrições ficam abertas até terça-feira, 14 de abril.

Nesta primeira etapa, serão pré-selecionados até 45 estudantes para realizar o afastamento temporário e estudar em uma das instituições estrangeiras parceiras da UTFPR. E, para todos que realizarem a inscrição, há mais de uma chance para realizar o intercâmbio em uma universidade renomada: os alunos interessados podem selecionar até três opções de instituições onde gostariam de realizar a mobilidade. Vale ressaltar que a inscrição só deve ser feita para as instituições onde realmente se deseja estudar; isso facilita possíveis desistências e facilita o processo seletivo de todos os intercambistas.

Para a inscrição, é importante que os estudantes fiquem atentos aos requisitos mínimos exigidos no edital. Alguns deles são: apresentar coeficiente de rendimento (CR) maior ou igual à 0,6500; estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UTFPR; apresentar comprovante de proficiência de nível mínimo B1; e estar cursando, no mínimo, o período equivalente à metade do curso.

Sobre a classificação

A classificação será feita em duas etapas. Primeiro, os inscritos serão classificados em ordem decrescente de CR, considerando os critérios de desempate apresentados no edital, caso os coeficientes sejam iguais. Em seguida, será feita a alocação dos alunos que cumprirem os requerimentos mínimos nas instituições escolhidas, seguindo a ordem de preferência selecionada no momento da inscrição. Os estudantes que cumprirem os requisitos mínimos e que não forem selecionados para nenhuma instituição entrarão automaticamente na lista de espera.

A mobilidade dos alunos selecionados terá início no segundo semestre de 2020, e os estudantes deverão retornar às atividades na UTFPR no máximo até julho de 2021, salvo alterações em virtude da pandemia da Covid-19 e outras particularidades do calendário acadêmico da instituição de destino.

E aí, brilhou os olhos? As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário disponível aqui. Para mais informações, basta acessar o edital do programa.

Os resultados serão divulgados no dia 15 de abril após as 18h, na página de editais da UTFPR. Boa sorte! 🍀